quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Semáforo do Coding Dojo Rio

No Arduino Hack and Beer que tivemos a presença internacional de Jon "maddog" Hall, na UFF, começamos a fazer o projeto do semáforo. Para quem não sabe, o projeto, baseado na ideia do processo de build do pessoal do GitHub, era a de integrar um semáforo ao dojotools (criado pelo Flávio Amieiro), para que tenhamos algum resultado "físico" sobre os testes (se estão passando, verde, senão, vermelho).

Semáforo do Coding Dojo Rio

Bernardo Fontes e eu começamos a fazer um experimento com um LED RGB; até que funcionou bem, porém era pequeno demais. Para o Arduino Hack n' Beer, Henrique Bastos comprou então um semáforo de verdade e começamos a brincadeira! Porém, por falta de componentes, não conseguimos fazer o projeto.

No dia 7 de outubro resolvemos faltar o Coding Dojo de Niterói (foi por uma boa causa!) para fazer o semáforo funcionar de vez. No sábado após, dia 9, fiz uma palestra sobre Arduino no Dev In Rio e o Bernardo acabou me ajudando a apresentar o semáforo. Desde então já apresentamos o projeto em vários lugares, inclusive no Coding Dojo que fizemos na PythonBrasil[6], em Curitiba! :-)

Basicamente, o software dojotools roda os testes quando o piloto salva o arquivo de testes durante o Coding Dojo, então o dojotools envia um comando via USB para o Arduino, indicando se os testes passaram ou não e o Arduino controla qual lâmpada do semáforo deve apagar ou acender (e esse é o ponto complexo da questão: controlar AC através de DC).

O interessante é que viramos uma noite fazendo o projeto! ;-) E quando acabamos, de manhã, fizemos o seguinte vídeo explicando o que fizemos:

Semáforo Coding DojoRio & ArduInRio from Álvaro Justen - Turicas on Vimeo.

Criei uma página bem simples com alguns detalhes (código, foto, vídeo) do projeto: Semáforo DojoRio. Ainda temos que alterar o circuito (que por enquanto está só com um acoplador óptico). E você, já participou de um Coding Dojo Rio com o semáforo? Hoje tem! \o/

E se você quer aprender mais sobre o Arduino, entre em:

CursoDeArduino.com.br

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SeTel 2010: IV Semana de Telecomunicações da UFF

Na semana que vem acontecerá a IV Semana de Telecomunicações da UFF, a SeTel 2010! O evento surgiu em 2007, partindo da iniciativa de alunos que participaram da Semana de Eletrônica e Computação da UFRJ (eu era um deles!) e viram que poderiam mudar o ambiente acadêmico, fazendo com que alunos pensassem fora da caixa, trazendo novidades diretamente do mercado.

O tema desse ano é desenvolvimento de software e as atividades abordam, em geral, software livre e desenvolvimento ágil. Desenvolvimento de software é algo que pode ser aplicado a todos os ramos das telecomunicações, e na SeTel 2010 convidamos palestrantes influentes da área para abordar os seguintes ramos: sistemas embarcados, microeletrônica, simulações computacionais, redes de computadores e uma palestra especial sobre empreendedorismo!

SeTel2010: IV Semana de Telecomunicações da UFF

As palestras abordarão esses temas com enfoque na linguagem Python, visto que muitos dos palestrantes a utilizam no dia-a-dia. Sendo assim, o evento também se configura como uma PythOnCampus. Além de Python, teremos Arduino e Coding Dojo!

Consulte o site da SeTel 2010 para mais detalhes. O que está esperando para fazer sua inscrição? As vagas são limitadas. Te vejo lá!

sábado, 9 de outubro de 2010

Curso de Arduino!

Devido ao grande interesse do pessoal que assiste às minhas palestras sobre Arduino, resolvi montar um curso, onde poderei ensinar melhor e mais profundamente sobre eletrônica, programação e a plataforma do projeto.

Porém, antes que eu modele o curso, quero saber a opinião de quem pretende fazê-lo! Para isso, criei uma pesquisa que está disponível em http://www.CursoDeArduino.com.br/. Preencha o formulário e divulgue para seus amigos!

Formulário

Após a pesquisa, estudarei os dados e abrirei uma turma para fazer um curso bastante prático. A ideia é que cada aluno, ao entrar, ganhe um kit contendo o Arduino e outros componentes essenciais para começar. Além disso, cada aluno receberá uma cópia da apostila, que será recheada de exemplos.

E enquanto o curso não começa, vou palestrando sobre Arduino em vários eventos! Hoje (daqui a pouco) estarei no Dev In Rio, daqui a algumas semanas, na PythonBrasil[6] e mês que vem estarei no Latinoware!

Dev in Rio
PythonBrasil[6]
Latinoware

Se interessou pelo curso? Então responda ao formulário! Caso possua dúvidas, entre em contato via email (alvarojusten arroba gmail ponto com) ou em comentários nesse post. :-)