quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Semáforo do Coding Dojo Rio

No Arduino Hack and Beer que tivemos a presença internacional de Jon "maddog" Hall, na UFF, começamos a fazer o projeto do semáforo. Para quem não sabe, o projeto, baseado na ideia do processo de build do pessoal do GitHub, era a de integrar um semáforo ao dojotools (criado pelo Flávio Amieiro), para que tenhamos algum resultado "físico" sobre os testes (se estão passando, verde, senão, vermelho).

Semáforo do Coding Dojo Rio

Bernardo Fontes e eu começamos a fazer um experimento com um LED RGB; até que funcionou bem, porém era pequeno demais. Para o Arduino Hack n' Beer, Henrique Bastos comprou então um semáforo de verdade e começamos a brincadeira! Porém, por falta de componentes, não conseguimos fazer o projeto.

No dia 7 de outubro resolvemos faltar o Coding Dojo de Niterói (foi por uma boa causa!) para fazer o semáforo funcionar de vez. No sábado após, dia 9, fiz uma palestra sobre Arduino no Dev In Rio e o Bernardo acabou me ajudando a apresentar o semáforo. Desde então já apresentamos o projeto em vários lugares, inclusive no Coding Dojo que fizemos na PythonBrasil[6], em Curitiba! :-)

Basicamente, o software dojotools roda os testes quando o piloto salva o arquivo de testes durante o Coding Dojo, então o dojotools envia um comando via USB para o Arduino, indicando se os testes passaram ou não e o Arduino controla qual lâmpada do semáforo deve apagar ou acender (e esse é o ponto complexo da questão: controlar AC através de DC).

O interessante é que viramos uma noite fazendo o projeto! ;-) E quando acabamos, de manhã, fizemos o seguinte vídeo explicando o que fizemos:

Semáforo Coding DojoRio & ArduInRio from Álvaro Justen - Turicas on Vimeo.

Criei uma página bem simples com alguns detalhes (código, foto, vídeo) do projeto: Semáforo DojoRio. Ainda temos que alterar o circuito (que por enquanto está só com um acoplador óptico). E você, já participou de um Coding Dojo Rio com o semáforo? Hoje tem! \o/

E se você quer aprender mais sobre o Arduino, entre em:

CursoDeArduino.com.br

Um comentário:

  1. Que foda galera!

    Muito bom mesmo, vamos ter que escolher uma madrugada aqui em Poa pra virar fazendo algo semelhante pra ajudar nos Dojos =DD

    Parabéns!
    Grande abraço!

    Miguel Grazziotin

    ResponderExcluir