sábado, 19 de maio de 2012

Porque você deve ir ao Fórum Internacional de Software Livre

Fui ao Fórum Internacional de Software Livre pela primeira vez em 2006 (foi o fisl7.0) e, apesar de eu já utilizar software livre na época (e até ter feito algumas palestras para divulgação do tema), foi um marco em minha vida. Minha visão sobre diversos assuntos mudou completamente, conheci várias empresas, pessoas e projetos muito interessantes. Isso também mudou o rumo da minha vida, de lá pra cá.

13º Fórum Internacional de Software Livre

Em 2007 infelizmente não pude ir, mas desde 2008 faço questão de estar lá todo ano. Os motivos? Vários: é o maior evento de software livre da América Latina, existem vários amigos que só encontro lá, muita gente influente da área e empresas de peso comparecem (lançando novos projetos, recrutando etc.), aprende-se muito e eu gosto pra caramba de Porto Alegre. :-)

Como todo ano eu vou e costumo chamar pessoas que nunca foram, resolvi fazer o vídeo abaixo - assim fica público na Internet e até pessoas que não me conhecem podem ouvir meus argumentos e ficar com vontade de ir. ;-)

E aí, você foi convencido? Nos vemos em Porto Alegre!

7 comentários:

  1. Olá Turicas! Achei que você não fosse mais escrever no blog. Muito trabalho? Que bom que está de volta!
    Deu vontade mesmo de ir no FISL. Infelizmente, estarei em período de aulas. Publique suas impressões pra gente poder acompanhar um pouquinho por aqui!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! Pois é, estive bastante ocupado nos últimos meses, mas vou tentar manter uma frequência maior de posts agora.

      Excluir
  2. E é isso, nos vemos aqui em Porto Alegre, Turicas =)

    ResponderExcluir
  3. Estava presente na sua palestra sobre arduino ano passado, foi muito legal, espero poder repetir a dose esse ano...
    Ah, valeu pelo video, já vou passar para os meus contatos!

    ResponderExcluir
  4. Vou ao FISL desde 2008. Mas depois do ano passado, prometi que não iria esse ano.

    Parece que ano após ano, as palestras estão ficando cada vez menos interessantes. Nos dois primeiros anos que eu fui, o que mais acontecia era um grande dilema: qual palestra ir? Palestras interessantíssimas que batiam horários, eu saia de uma palestra e ia correndo pra outra, esquecia de almoçar com frequência.

    Para gerenciar esses conflitos de palestras, eu e um amigo chegamos a fazer uma webapp chamada @FISL, que até a organização do evento passou a usar naquele ano. Mas a partir daí foi só ladera abaixo.

    A organização pediu naquele ano para entrarmos em contato com antecedência no ano seguinte, para tornar a ferramenta oficial. Quando entramos em contato, fomos ignorados. Ok, não era obrigação deles usar o que fizemos.

    A partir daí começou a acontecer o contrário: horários em que não tinha nenhuma palestra interessante. Cada vez MENOS inscritos no evento, cada vez menos empresas interessantes com estandes, cada vez menos eventos paralelos. Em 2008 o Google tinha um estande no salão. Em 2011, só enviou 2 engenheiros para palestrar.

    Ou seja, na minha visão, um evento que eu amo está afundando. Sua tentativa foi boa Turicas, mas não me convenceu a me inscrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando!
      Eu não costumo ir a eventos só para assistir palestras. Acho que o grande potencial de eventos é em conhecer e conversar com pessoas. Obviamente, isso não descarta as palestras (também não estou dizendo que elas não são importantes).
      E se estamos falando de encontrar pessoas que tenham interesse em software livre, o FISL (independente do que foi falado acima) é o melhor lugar pra isso, já que reúne a maior quantidade de pessoas interessadas nesse tema.
      Acho que devemos colaborar em vez de simplesmente ignorar os problemas. Foi por isso que fiz o vídeo: achei que o evento não estava sendo tão bem divulgado. Eu tenho alguns contatos na organização - você gostaria que eu falasse com eles sobre sua webapp?

      Abraços e espero vê-lo em algum evento! ;)

      Excluir
  5. Andrey, o pessoal do DojoRio criou uma caravana, veja mais detalhes em:
    https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!topic/dojo-rio/r2MlPi-S6MA

    Nota: "caravana" não é usada no sentido mais estrito da palavra, pois as pessoas não vão obrigatoriamente juntos (cada um é responsável por suas passagens e hospedagem); nesse caso, é apenas uma maneira de membros de uma comunidade ganharem desconto na inscrição no evento.

    ResponderExcluir