No Arduino Hack and Beer que tivemos a presença internacional de Jon "maddog" Hall, na UFF, começamos a fazer o projeto do semáforo. Para quem não sabe, o projeto, baseado na ideia do processo de build do pessoal do GitHub, era a de integrar um semáforo ao dojotools (criado pelo Flávio Amieiro), para que tenhamos algum resultado "físico" sobre os testes (se estão passando, verde, senão, vermelho).
Bernardo Fontes e eu começamos a fazer um experimento com um LED RGB; até que funcionou bem, porém era pequeno demais. Para o Arduino Hack n' Beer, Henrique Bastos comprou então um semáforo de verdade e começamos a brincadeira! Porém, por falta de componentes, não conseguimos fazer o projeto.
No dia 7 de outubro resolvemos faltar o Coding Dojo de Niterói (foi por uma boa causa!) para fazer o semáforo funcionar de vez. No sábado após, dia 9, fiz uma palestra sobre Arduino no Dev In Rio e o Bernardo acabou me ajudando a apresentar o semáforo. Desde então já apresentamos o projeto em vários lugares, inclusive no Coding Dojo que fizemos na PythonBrasil[6], em Curitiba! :-)
Basicamente, o software dojotools roda os testes quando o piloto salva o arquivo de testes durante o Coding Dojo, então o dojotools envia um comando via USB para o Arduino, indicando se os testes passaram ou não e o Arduino controla qual lâmpada do semáforo deve apagar ou acender (e esse é o ponto complexo da questão: controlar AC através de DC).
O interessante é que viramos uma noite fazendo o projeto! ;-) E quando acabamos, de manhã, fizemos o seguinte vídeo explicando o que fizemos:
Semáforo Coding DojoRio & ArduInRio from Álvaro Justen - Turicas on Vimeo.
Criei uma página bem simples com alguns detalhes (código, foto, vídeo) do projeto: Semáforo DojoRio. Ainda temos que alterar o circuito (que por enquanto está só com um acoplador óptico). E você, já participou de um Coding Dojo Rio com o semáforo? Hoje tem! \o/
E se você quer aprender mais sobre o Arduino, entre em: