segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cliente MSN com webcam para GNU/Linux

emesene 1.5 awesome: esse é o título do site http://www.emesene.org/ que faz a chamada para a versão 1.5 do software emesene (lançada na quinta-feira passada) - também é o codenome da versão 1.5 desse software.
O emesene é um mensageiro instanâneo (IM: instant messenger) que se conecta à rede do Windows Live (Windows Live Network[TM]) - falando popularmente: "é um programa pra entrar no MSN". É escrito em Python, é software livre e um dos objetivos do projeto é ser parecido (e conter o máximo de funcionalidades compatíveis) com o cliente original da Microsoft.

Dentre as novas funcionalidades, o anúncio original destaca:

  • Suporte a webcam (enviar e receber) com um configurador
  • Nova lista de plugins (cores no MSN Plus, verificação de email etc.)
  • Suporte a conexão via HTTP e proxy
  • Sistema de mensagens offline melhorado
  • Usabilidade melhorada
  • Suporte a novas línguas

Curioso(a)? Veja screen shots!

Não satisfeito em ver screen shots? Faça o download do emesene 1.5!
O site disponibiliza pacotes para vários sistemas operacionais, como: Archlinux, Debian, Ubuntu, Fedora, Mandriva e Windows. Como em qualquer software livre, também temos a opção de baixar o código-fonte. Nota: atualmente apenas as opções Debian, Mandriva e código-fonte possuem a versão 1.5.
Como já existe pacote pronto para a Debian sid (unstable), basta baixar e instalar (como root, execute: dpkg -i nome-do-pacote.deb).
Para o suporte a webcam funcionar precisei instalar a libmimic do repositório experimental do Debian.

Dica: acompanhe o blog do projeto. Apesar de o blog deles não possuir link para RSS podemos acessá-lo em: Feed RSS do blog do emesene.

Gostou? Sinta-se à vontade para colaborar! Assim como os desenvolvedores desse software (e de milhares de outros livres) você pode colaborar para melhorá-lo. Não sabe como? Pedindo novas funcionalidades, traduzindo, reportando falhas/bugs, criando temas, ajudando outros usuários, divulgando etc. O que está esperando? :-)

Vale ressaltar que o Windows Live Network[TM] não é um protocolo "aberto" como, por exemplo, é o Jabber/XMPP (que o Google Talk usa!).
Por falar em Google Talk, li por aí que o Pidgin 2.6.1 possui suporte a áudio e vídeo no protocolo do Google Talk. Ainda não testei, mas fica aí a dica: Aprenda a instalar o Pidgin 2.6.1 em distribuições baseadas em Debian.

--
   Álvaro Justen
   Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

13 comentários:

  1. Para instalar o pacote do emesene para Debian unstable no Ubuntu Jaunty (9.04) é preciso instalar também o pacote python-support_1.0.3_all.deb. Há link para ele na página do pacote do emesene.

    ResponderExcluir
  2. pinduvoz, obrigado pela complementação! :-)
    Na verdade dependências existem aos montes (a maioria já instalada por padrão em sistemas desktop) - o ideal seria colocar o repositório e deixar o APT resolver em vez de baixar o pacote sozinho.

    ResponderExcluir
  3. Os dois pacotes que vc recomendou + o pacote que eu citei, instala e funciona (testado e aprovado), servindo para aqueles que, como eu, gostam de novidades. E usar o apt seria mesmo o ideal, mas manter o repositório do Sid habilitado no Ubuntu não é uma boa idéia (crianças, não tentem isto em casa).

    ResponderExcluir
  4. Instalei os três pacotes mas não consegui utilizar a web cam. Erro: You don't have libmimic, so you can't send or receive webcam. Mas o libmimic0 está instalado. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  5. danne mca, você chegou a reiniciar o emesene depois de instalar a libmimic? Cole a saída do comando "aptitude show libmimic0" aqui, por favor (pode executar como usuário normal).

    ResponderExcluir
  6. danne@eeepc:~$ aptitude show libmimic0
    Pacote: libmimic0
    Novo: sim
    Estado: instalado
    Automaticamente instalado: não
    Versão: 1.0.4-1
    Prioridade: opcional
    Seção: libs
    Mantenedor: Luciano Bello < luciano@debian.org >
    Tamanho Descompactado: 115k
    Depende de: libc6 (>= 2.7-1)
    Descrição: A video codec for Mimic V2.x content
    libmimic is an open source video decoding library for decoding Mimic V2.x- encoded content (fourCC: ML20), which is the encoding used by MSN
    Messenger for webcam conversations.

    Instalado =/

    ResponderExcluir
  7. Danne MCA, a versão que tenho aqui da libmimic0 é a mesma que a sua. Você instalou o emesene pelo pacote Debian? Nos meus testes eu baixei o código-fonte, porém, para rodá-lo de forma correta, precisei usar o "build" do setup.py. Caso você tenha instalado pelo pacote Debian então provavelmente isso é um bug dele.

    Quando eu rodo pelo terminal acontece o seguinte:

    -----
    alvaro@estavel:~/MSN/emesene-1.5$ ./emesene
    Libmimic not found, webcam not available
    Try to compile it with 'python setup.py build_ext -i' (dev packages required)
    If you are reading this, you may want to enable debug
    It's the first option in the connection tab in preferences
    -----

    Apesar de a libmimic0 estar instalada, o "wrapper" dela pra Python não foi criado - para isso necessitamos do gcc e dos headers do Python (instale-os pelo aptitude mesmo, caso não tenha).

    Então, faça o seguinte:
    - Baixe o código fonte do emesene
    - Descompacte-o, entre no diretório criado e rode o comando: "python setup.py build_ext -i"
    - Abra o emesene (comando ./emesene no mesmo diretório) e me diga se funcionou :-)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo! Só funciona pelo "tar.gz" descompactado e com a compilação do libmimic0 através do comando 'python setup.py build_ext -i' (para rodá-lo, dentro da pasta do emesene, é preciso instalar antes os pacotes "build-essential" e "python-dev").

    Finalmente, lá no fórum do Ubuntu-Brasil eu postei uma dica ensinando como instalar "globalmente" o "tar.gz" e criar um lançador em "/usr/share/applications", que ficará disponível no menu.

    ResponderExcluir
  9. Vou tentar instalar com as dicas do forum, pinduvoz, mas só um detalhe, tem como eu remover a instalação do emesene feita pelo ".tar.gz"? Essa é uma dúvida que tenho desde que comecei a mexer com linux, que vergonha, hehe.

    ResponderExcluir
  10. Instalei e tentei fazer uma conversa com webcam sem sucesso, mas já não acusou erros, deve ter sido problema na conexão mesmo. Obrigado aos dois. =D

    ResponderExcluir
  11. Um dica, sobre o erro do "Erro: You don't have libmimic" além da libmimic0 você precisa ter o pacote python-libmimic, também disponível no respositório "unstable" do debian

    ResponderExcluir
  12. nao consigo executar a minha web no emesene, ja' tentei de tudo o que vi, mas nao consegui será que algem me poderia ajudar fazendo um tuturial? o meu mail e' o gunitmdd@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá gunitmdd,
    infelizmente não existe forma de lhe ajudar apenas com a informação "minha câmera não funciona". Sugiro que você tente encontrar a mensagem de erro e procurar em algum site de busca sobre e, caso não consiga, você poderá postar aqui mais detalhes sobre seu problema.

    ResponderExcluir