terça-feira, 1 de novembro de 2005

Tempest for Eliza: esse é do mal!

Que os aparelhos eletrônicos emitem ondas eletromagnéticas eu já sabia, mas foi surpresa saber que os monitores emitem ondas de freqüência em comum com as ondas AM.
Sábado estava eu no IRC (#Debian-RJ @ freenode.net, mais precisamente) quando meu amigo KurtKraut veio me falando de um tal programa que fazia meu monitor virar estação de rádio.
O quê? Não acreditei, mas baixei o programa e tentei rodar...
O nome da coisinha é Tempest for Eliza (http://www.erikyyy.de/tempest/).
Baixei, compilei, apanhei um pouquinho pra entender como ele funcionava e, finalmente, consegui! Meu monitor estava emitindo ondas a 1500kHz e meu rádio (na verdade, de um amigo ;-P), bem em frente ao monitor, estava tocando a música que veio como exemplo (uma versão bem simples de Für Elise, de Beethoven). Fiquei todo bobo...como pode!?
"Simples": o que o Tempest for Eliza faz é converter a música para imagens desconexas que aparecem no monitor, fazendo que ele passe a emitir as ondas AM na freqüência configurada (nos limites do que o monitor pode exibir, claro), com a informação desejada (no caso, a música).
O alcance não chega nem a 1 metro, mas dá pra tocar MP3 também (com o comando tempest_for_mp3), mas eu não consegui. Aqui só tocaram os arquivos que vêm como exemplo.
Daí fui saber mais sobre o assunto, e me falaram que isso já é antigo, que inclusive dá pra "refazer" a imagem: um aparelho chamado "Caixa de Tempestade" absorve as ondas emitidas por um monitor e depois dá pra rever tudo o que foi exibido nele! Aprendi também que os computadores de uso militar, nos EUA, são blindados com uma gaiola de Faraday, para evitar o tal aparelho capturador de ondas (valeu, Piter PUNK!).

Abaixo está uma foto de um vídeo que eu tentei fazer (se não tivesse acabado a bateria da câmera antes...) da minha experiência. Legais as imagens, né?


Tá, o Tempest for Eliza não serve pra muita coisa, mas que é interessante, é! ;-)

[]'z
 Álvaro Justen

Nenhum comentário:

Postar um comentário