Sábado estava eu no IRC (#Debian-RJ @ freenode.net, mais precisamente) quando meu amigo KurtKraut veio me falando de um tal programa que fazia meu monitor virar estação de rádio.
O quê? Não acreditei, mas baixei o programa e tentei rodar...
O nome da coisinha é Tempest for Eliza (http://www.erikyyy.de/tempest/).
Baixei, compilei, apanhei um pouquinho pra entender como ele funcionava e, finalmente, consegui! Meu monitor estava emitindo ondas a 1500kHz e meu rádio (na verdade, de um amigo ;-P), bem em frente ao monitor, estava tocando a música que veio como exemplo (uma versão bem simples de Für Elise, de Beethoven). Fiquei todo bobo...como pode!?
"Simples": o que o Tempest for Eliza faz é converter a música para imagens desconexas que aparecem no monitor, fazendo que ele passe a emitir as ondas AM na freqüência configurada (nos limites do que o monitor pode exibir, claro), com a informação desejada (no caso, a música).
O alcance não chega nem a 1 metro, mas dá pra tocar MP3 também (com o comando tempest_for_mp3), mas eu não consegui. Aqui só tocaram os arquivos que vêm como exemplo.
Daí fui saber mais sobre o assunto, e me falaram que isso já é antigo, que inclusive dá pra "refazer" a imagem: um aparelho chamado "Caixa de Tempestade" absorve as ondas emitidas por um monitor e depois dá pra rever tudo o que foi exibido nele! Aprendi também que os computadores de uso militar, nos EUA, são blindados com uma gaiola de Faraday, para evitar o tal aparelho capturador de ondas (valeu, Piter PUNK!).
Abaixo está uma foto de um vídeo que eu tentei fazer (se não tivesse acabado a bateria da câmera antes...) da minha experiência. Legais as imagens, né?
Tá, o Tempest for Eliza não serve pra muita coisa, mas que é interessante, é! ;-)
[]'z
Álvaro Justen
Nenhum comentário:
Postar um comentário