sábado, 5 de novembro de 2005

ReactOS: de janelas abertas

(Deixando o Ubuntu um pouquinho de lado e falando de outro SO livre...)
Um dia eu estava pensando que poderia acontecer com o Windows igual aconteceu com o Unix: depois de terem vários programas software livre pro Windows, criariam um kernel compatível com o dele, tendo assim um "Windows like livre".
Ontem estava dando uma olhada no FreeOS.com e encontrei o ReactOS. Após ler a descrição me perguntei: isso funciona?!
Se trata de um sistema operacional livre que tem como objetivo ser compatível com os programas e drivers do Microsoft Windows.
Lá fui eu testar...
Usei a versão Live CD e ele me pareceu um pouco "pobre" ainda: faltam alguns recursos considerados básicos, mas caso você instale no HD, você poderá instalar outros programas e sanar essa probreza. Essa probreza de que falei é temporária, claro: nas próximas versões terão mais e mais utilitários que completarão o sistema.
Boa parte do projeto tem colaboração do projeto Wine.
ReactOS NÃO roda sob Linux, é um sistema operacional independente. Portanto, não é um "concorrente" do Wine.
O sistema ainda está na versão 0.3, mas já podemos ver alguns grandes avanços: o site possui screen shots do ReactOS rodando o OpenOffice.org, Quake, WinRAR e outros programas.
Uma coisa que achei interessante no projeto é que eles não tentam copiar fielmente o Windows. Os desenvolvedores tornam compatíveis os programas e drivers e colocam a interface bem parecida, mas ao mesmo tempo adicionam novas funcionalidades (como várias áreas de trabalho, por exemplo), configurações etc. "Tem coisas (PUM!) que só o software livre faz para você! ;-)"
A ISO do CD de instalação tem apenas 16MB e o Live CD tem 47MB, mas eles disponibilizam essas ISOs zipadas, e o zip de cada uma tem 13MB. Acho que vale a pena baixar a versão Live CD pra dar uma olhada, mesmo que seja só pra ver e nunca mais usar :-) Pra emular a ISO via qemu: qemu -cdrom arquivo.iso
Acredito que, em breve, o ReactOS seja uma opção viável ao Microsoft Windows, para aqueles que não gostam (ou não podem, não querem) usar um Unix like.
Abaixo, algumas screen shots retiradas do ReactOS.org:

Pra quem quiser dar uma espiada, aí vão alguns links:
Página do projeto: http://www.reactos.org/
Sobre o projeto: http://www.reactos.org/xhtml/en/about.html
Screenshots de programas rodando no ReactOS: http://www.reactos.org/xhtml/en/screenshots.html
Ah, existe o FreeDOS também, um SO livre compatível com o MS-DOS.

[]'z
 Álvaro Justen

2 comentários:

  1. O blog ReactOS Brasil realiza testes de compatibilidade de hardware e software com o ReactOS. Voces podem acompanhar o desenvolvimento do sistema acessando o endereço: http://reactosbrasil.remotelink.info/

    ResponderExcluir
  2. O blog ReactOS Brasil realiza testes de compatibilidade de hardware e software com o ReactOS. Voces podem acompanhar o desenvolvimento do sistema acessando o endereço: http://reactosbrasil.remotelink.info/

    ResponderExcluir