quinta-feira, 24 de junho de 2010

Porque eu sou um amigo do GNOME

GNOME (que é um acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre filiado ao projeto GNU que tem como finalidade oferecer um ambiente de trabalho composto inteiramente por software livre - dando ênfase em usabilidade, acessibilidade e internacionalização. Ele é utilizado no Ubuntu e em muitas outras distribuições.

Foresight Linux rodando GNOME 2.20 - screenshot da Wikipédia
Foresight Linux rodando GNOME 2.20 - screenshot da Wikipédia

Há alguns dias atrás fiz uma pequena doação de US$25 para a GNOME Foundation; as doações ajudam a manter e melhorar o projeto - eles costumam fazer hackfests, que são eventos em que os desenvolvedores se reúnem para, juntos, implementarem/melhorarem alguma determinada funcionalidade do projeto - ano passado tiveram 6, e o próximo será sobre acessibilidade. O dinheiro também serve para contratar pessoas e pagar as contas. Recebi um mousepad e alguns adesivos, juntamente com uma carta agradecendo a minha doação:

Meus mousepad e adesivos do GNOME
Meus mousepad e adesivos do GNOME

E você, o que está esperando para contribuir e deixar a próxima versão (GNOME 3.0) melhor? Vários projetos de software livre são gratuitos e em boa parte das vezes os desenvolvedores não recebem dinheiro (diretamente) para desenvolvê-los, são voluntários. Se cada um fizer sua contribuição, daremos infraestrutura melhor para que esses voluntários consigam fazer um software melhor para nós todos - e no final todos saem ganhando! Seja um amigo do GNOME!

Nenhum comentário:

Postar um comentário