segunda-feira, 28 de junho de 2010

Curso de Python e web2py no Rio de Janeiro

Tempo Real Eventos Convidados pela Tempo Real Eventos, Bruno Cezar Rocha e eu ministraremos cursos sobre Python e web2py - eu ficarei responsável pelas turmas no Rio de Janeiro e ele pelas turmas em São Paulo.

A Linguagem - Python

Python - linguagem de promgração de altíssimo nível Python é uma linguagem de programação dinâmica de altíssimo nível, utilizada em larga escala por empresas como Google (que atualmente emprega o criador da linguagem), Dreamworks, Industrial Light & Magic, NASA, dentre muitas outras. No Brasil, é utilizada pela Locaweb, Globo.com, SERPRO, Interlegis (órgão vinculado ao Senado Federal), entre outras. Diversos softwares como GIMP, Inkscape e Blender utilizam Python para extensões e criação de plugins.

O Framework - web2py

web2py - framework para desenvolvimento de aplicações Web em Python O web2py é um framework para desenvolvimento Web escrito em Python, software livre e gratuito, que tem como um de seus principais objetivos agilidade e facilidade no desenvolvimento de aplicações Web seguras, baseadas em banco de dados.
Ele possibilita ao desenvolvedor pensar apenas na aplicação que está desenvolvendo (sem demandar configurações de linguagem e ferramentas), fazendo com que o desenvolvedor foque no problema que precisa resolver, e não em problemas relacionados à linguagem ou a alguma ferramenta. Possui integração com mais de 10 sistemas de banco de dados, e vários subssistemas, como: criação automática de formulários com validação, autenticação e autorização, gerador de códigos AJAX para melhor interação do usuário com a aplicação, upload seguro de arquivos, integração com vários padrões Web (XML, RSS etc.), dentre outros.

O Curso - Mão na Massa

Tutorial Mão na Massa - Tempo Real Eventos Os treinamentos acontecerão no estilo "tutorial mão na massa", onde cada aluno tem um computador para testar e treinar o que está sendo ensinado; o objetivo desses treinamentos é capacitação no desenvolvimento de aplicações Web utilizando Python e web2py a desenvolvedores que procuram uma ferramenta para desenvolvimento ágil, dinâmico, seguro e fácil de utilizar. O curso acontecerá em um sábado (assim que fecharmos a turma ou no máximo em 45 dias), o dia todo: de 9 às 17h. Caso exista interesse em treinamento in company, entre em contato comigo (alvaro [arroba] justen [ponto] eng [ponto] br).

O treinamento é dividido em dois módulos: Básico e Avançado. Para o módulo básico, é preciso ter conhecimento básico em HTML e lógica de programação (em qualquer linguagem) e para cursar o módulo avançado, é aconselhável que o interessado tenha participado do primeiro módulo, ou tenha conhecimentos equivalentes.

Os treinamentos possuirão apostila própria e durante eles será desenvolvida uma aplicação Web completa e funcional. Serão abordados vários temas com relação a desenvolvimento Web como MVC, sessões, autenticação e autorização, internacionalização, deploy, Google App Engine, dentre outros. Além disso, tudo será baseado em software livre: os computadores do laboratório terão Ubuntu 10.04.

O valor da inscrição em cada módulo é R$249,00 e, juntamente com o treinamento, cada aluno terá direito a:

  • Coffee Break (2)
  • Certificado de Participação em papel especial
  • Material Didático (apostila impressa, bloco de anotações e caneta)
Para mais informações e inscrições visite o site da Tempo Real Eventos:

Gostou da ementa dos cursos? Gostaria de que mais algum assunto fosse adicionado? Tem interesse em algum dos cursos? Comente!

8 comentários:

  1. É muito bom saber que no Rio teremos estes treinamentos da Tempo Real. E que bom que começam com Python !!

    Sorte e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Turicas,

    Tudo beleza? Eu acompanho vários blogs da área e vi a chamada para o curso. Eu sou ex-estudante do IF/UFF e estou sempre acompanhando as atividades que o Thadeu (tjpp) faz por lá. Tenho interesse no curso, mas não sei quase nada de HTML (somente construir algumas páginas simples usando as tags e alguma coisa de CSS).

    Por ter feito física na IF/UFF usei lá bastante o FORTRAN e sei bem algoritmos de programação. Será que daria para acompanhar o curso?

    Grato pela atenção,

    Danilo (aka 'danpos')

    ResponderExcluir
  3. Olá Danilo,
    sabendo HTML, CSS e alguma linguagem de programação (no seu caso, FORTRAN), acredito que você consiga acompanhar o curso sim. Para quem não sabe Python, será dada uma introdução logo no começo do curso.
    Outro conhecimento desejável seria na área de banco de dados e SQL, porém não é totalmente necessário, visto que os alunos não precisarão escrever SQL, apenas utilizarão a camada de abstração de banco de dados do web2py, que também terá uma introdução no curso (sobre bancos de dados, tabelas e campos). De qualquer forma, fica a dica para você dar uma olhada sobre SQL antes do curso, pois pode ajudar a entender melhor alguns conceitos. ;-)

    Quaisquer outras dúvidas, é só entrar em contato!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A iniciativa e muito boa mas você e o Bruno poderiam pensar neste curso na modalidade EaD, eu seria um dos Alunos :)

    ResponderExcluir
  5. Lobonline,
    mais de uma pessoa já pediu o curso na modalidade EaD. Estamos analisando a possibilidade e as ferramentas disponíveis. Se tudo correr bem, anunciaremos algo nesse sentido depois que os cursos presenciais ocorrerem! :-)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pois é também estou afim desses cursos só em EAD.

    ResponderExcluir
  7. ola Álvaro ,

    Caso tenha o curso EaD eu serei um dos alunos

    ResponderExcluir
  8. histórico do celular sem consentimento viola a privacidade e os padrões éticos. Incentive a comunicação aberta em vez de recorrer a métodos de monitorização invasivos.

    ResponderExcluir