segunda-feira, 29 de março de 2010

Arduino Hack n' Beer (sun)Day foi sensacional!

Ontem tivemos o segundo Arduino Hack Day ou, mais precisamente, o Arduino Hack n' Beer (sun)Day - a variação no nome é por conta da cerveja e por ter sido em um domingo. ;-)

Arduino Duemilanove
Arduino Duemilanove

Estiveram presentes:

  1. Álvaro Justen - Turicas (eu)
  2. Pedro Menezes
  3. Oscar Bacelar
  4. Flávio Amieiro
  5. Mariana Bedran
  6. Bernardo Botelho
  7. Henrique Bastos

O objetivo do encontro, assim como do primeiro, é difundir e aprendermos mais sobre o Arduino. No primeiro Arduino Hack Day fizemos uma espécie de piano; nesse dei a ideia de reproduzirmos o sistema de aviso de senha que encontramos em restaurantes: basicamente, esse tipo de sistema necessita de um teclado para que o atendente entre com a senha, um visor para que a senha seja exibida e algum tipo de caixa de som para disparar um aviso sonoro quando uma senha for colocada; esse tipo de sistema é utilizado em várias redes de fastfood para avisar aos clientes quando o pedido fica pronto.

Antes de metermos a mão na massa fizemos um churrasco e teve cerveja. :-)

Churrasco no Arduino Hack n' Beer (sun)Day
Churrasco no Arduino Hack n' Beer (sun)Day

Depois de abastecidos seguimos as seguintes etapas:
  • Planejamento
    Comecei apresentando os componentes eletrônicos que tínhamos disponíveis:

    Então fizemos um brainstorm para listar todas ideias que os participantes tinham para esse projeto. Essas ideias passaram por um filtro para eliminar as impossíveis de serem implementadas (por falta de hardware, falta de tempo etc.); para finalizar o planejamento dividimos as tarefas em categorias, repassamos todas tarefas para verificar se nenhuma faltava e, dentro de cada categoria, priorizamos as tarefas mais importantes.

    Álvaro Justen escrevendo os post-its com as tarefas
    Álvaro Justen escrevendo os post-its com as tarefas

  • Execução
    Tendo as tarefas bem definidas, começamos então a executar o projeto. Tínhamos dois Arduinos disponíveis (meu e do Flávio Amieiro), então nos dividmos em duas equipes para paralelizarmos o processo e maximizar o aprendizado individual. Uma das equipes ficou focada em mostrar a senha no display e outra na entrada de dados (botão) e na parte sonora.

    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto

  • Integração Para finalizar o projeto, as duas equipes se uniram para integrar tanto o software quanto o hardware que criaram.

    Álvaro Justen unificando os componentes eletrônicos
    Álvaro Justen unificando os componentes eletrônicos

  • Final

    Para finalizar, fizemos um vídeo explicando o projeto e demonstrando o sistema criado; tem até making-of no final!

    Infelizmente não temos um esquema elétrico/eletrônico do circuito disponível, mas disponibilizamos o código-fonte no BitBucket - é software livre: baixe, aprenda, aprimore e envie de volta pra gente!

    hg clone https://turicas@bitbucket.org/turicas/arduino_hack_day/

E não pensem que paramos por aí. Depois dessa bagunça divertida, fomos pra casa do Bernardo Botelho estudar Python! Veja mais detalhes sobre o que rolou no grupo de estudos sobre Python do DojoRio.

Gostaria de agradecer a presença de todos, a ideia do Flávio Amieiro de nos encontrarmos ontem e ao Pedro Menezes pelas fotos e pelo vídeo!

Se você não foi e ficou com vontade, não deixe de ir no próximo! Acompanhe meu blog (siga-o via RSS) para mais novidades - como sobrou carne, teremos um outro encontro logo logo. ;-) Aproveite também para ver todas as fotos no Flickr do Pedro Menezes.

4 comentários:

  1. parabéns galera pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido. Pena que a atual situação de filha pequena e mudança me impediu e impeça (por um curto tempo espero) de estar com vocês.
    Um próximo evento como esse, se tudo correr bem, será em minha casa !!!

    ResponderExcluir
  2. Será que alguém consegue achar a parte do relato que não é, digamos, hiperbólica?

    ResponderExcluir
  3. Muito maneira a idéia! No próximo quero participar. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa ideia de hack and beer. Juntar arduino, boas ideias, bons amigos e cerveja para realizar um projeto tem tudp para dar certo. Vou dar um jeito de implementar um aqui em Brasilia.
    Jeronimo
    www.blogdoje.com.br
    AVR,Arduino & ARM

    ResponderExcluir