Ontem tivemos o segundo Arduino Hack Day ou, mais precisamente, o Arduino Hack n' Beer (sun)Day - a variação no nome é por conta da cerveja e por ter sido em um domingo. ;-)
Estiveram presentes:
- Álvaro Justen - Turicas (eu)
- Pedro Menezes
- Oscar Bacelar
- Flávio Amieiro
- Mariana Bedran
- Bernardo Botelho
- Henrique Bastos
O objetivo do encontro, assim como do primeiro, é difundir e aprendermos mais sobre o Arduino. No primeiro Arduino Hack Day fizemos uma espécie de piano; nesse dei a ideia de reproduzirmos o sistema de aviso de senha que encontramos em restaurantes: basicamente, esse tipo de sistema necessita de um teclado para que o atendente entre com a senha, um visor para que a senha seja exibida e algum tipo de caixa de som para disparar um aviso sonoro quando uma senha for colocada; esse tipo de sistema é utilizado em várias redes de fastfood para avisar aos clientes quando o pedido fica pronto.
Antes de metermos a mão na massa fizemos um churrasco e teve cerveja. :-)
Churrasco no Arduino Hack n' Beer (sun)Day
- Planejamento
Comecei apresentando os componentes eletrônicos que tínhamos disponíveis:
- Execução
Tendo as tarefas bem definidas, começamos então a executar o projeto. Tínhamos dois Arduinos disponíveis (meu e do Flávio Amieiro), então nos dividmos em duas equipes para paralelizarmos o processo e maximizar o aprendizado individual. Uma das equipes ficou focada em mostrar a senha no display e outra na entrada de dados (botão) e na parte sonora.
- Integração Para finalizar o projeto, as duas equipes se uniram para integrar tanto o software quanto o hardware que criaram.
- Final
Para finalizar, fizemos um vídeo explicando o projeto e demonstrando o sistema criado; tem até making-of no final!
Infelizmente não temos um esquema elétrico/eletrônico do circuito disponível, mas disponibilizamos o código-fonte no BitBucket - é software livre: baixe, aprenda, aprimore e envie de volta pra gente!
hg clone https://turicas@bitbucket.org/turicas/arduino_hack_day/
E não pensem que paramos por aí. Depois dessa bagunça divertida, fomos pra casa do Bernardo Botelho estudar Python! Veja mais detalhes sobre o que rolou no grupo de estudos sobre Python do DojoRio.
Gostaria de agradecer a presença de todos, a ideia do Flávio Amieiro de nos encontrarmos ontem e ao Pedro Menezes pelas fotos e pelo vídeo!
Se você não foi e ficou com vontade, não deixe de ir no próximo! Acompanhe meu blog (siga-o via RSS) para mais novidades - como sobrou carne, teremos um outro encontro logo logo. ;-) Aproveite também para ver todas as fotos no Flickr do Pedro Menezes.
parabéns galera pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido. Pena que a atual situação de filha pequena e mudança me impediu e impeça (por um curto tempo espero) de estar com vocês.
ResponderExcluirUm próximo evento como esse, se tudo correr bem, será em minha casa !!!
Será que alguém consegue achar a parte do relato que não é, digamos, hiperbólica?
ResponderExcluirMuito maneira a idéia! No próximo quero participar. Abraços a todos!
ResponderExcluirMuito legal essa ideia de hack and beer. Juntar arduino, boas ideias, bons amigos e cerveja para realizar um projeto tem tudp para dar certo. Vou dar um jeito de implementar um aqui em Brasilia.
ResponderExcluirJeronimo
www.blogdoje.com.br
AVR,Arduino & ARM