domingo, 15 de novembro de 2009

Como foi o The Developers' Conferente 2009

Na quarta-feira passada estive no The Developer's Conference 2009 "Rio de Janeiro", que aconteceu em Niterói. Fui convidado por Mário Mariani e Thiago Diogo, figuras que trabalham na PROAC-NTi/UFF e que conheci no Coding Dojo@Niterói.

O evento, focado em Java, contou com a participação de nomes internacionais e nacionais da linguagem e lotou o auditório da Geociências, no campus Praia Vermelha da UFF - o público, em sua maioria, eram alunos do curso de Ciência da Computação da mesma universidade. Na verdade, esse evento é itinerante e passou por outros locais do Brasil, como São Paulo e Floripa!

Apesar de eu não utilizar Java, gostei do evento, principalmente por ver o que andam fazendo com outras linguagens em termos de Web, já que trabalho com desenvolvimento Web em Python e desenvolvo o web2py. Sinceramente não entendi bem porque existe tanta "burocracia" para utilizar as bibliotecas e frameworks apresentados lá - talvez porque eu esteja acostumado a usar DRY e Python.

O que mais gostei no evento foram as duas últimas palestras: uma sobre o Google App Engine e, inusitadamente, sobre o Arduino.

Para quem não conhece, o Arduino é a junção de uma plataforma de hardware e software livres (com documentação em Creative Commons!) para computação física. Trocando em miúdos: é uma plaquinha que você conecta na USB do seu computador e, através de uma IDE, programa o que quiser e envia o código para a plaquinha. Seu código faz interface com o hardware, podendo ser conectado a sensores (luminosidade, temperatura etc.), LEDs, motores e outros componentes (comunicação via Ethernet, Bluetooth etc.). É bastante legal, principalmente para quem está aprendendo eletrônica.

Arduino
Foto por Nicholas Zambetti, do site oficial do Arduino

A minha surpresa no TDC foi justamente por ter uma palestra sobre Arduino - que nada tem a ver com Java! Vinícius Senger, da GlobalCode, fez a palestra sobre Arduino, anunciando o novo produto dessa mesma empresa, o Program-ME: hardware baseado no Arduino com alguns componentes extras. Bem legal o projeto!

Eu já vinha me interessando pelo Arduino há alguns meses e há 3 semanas comprei um. Foi bastante proveitoso o evento visto que pude conversar bastante com o Vinícius sobre. :-)

Obviamente, tive que aproveitar a oportunidade de ter mais de 200 estudantes de computação para falar do Coding Dojo e, de quebra, do Hora Extra. Expliquei em alguns poucos minutos o que é e convidei a galera - é o Coding Dojo Rio conquistando territórios!

Álvaro Justen falando sobre Coding Dojo no The Developer's Conference 2009
Foto por Pedro Menezes e seu celular

--
   Álvaro Justen - Turicas
   Peta5

Nenhum comentário:

Postar um comentário