sábado, 8 de novembro de 2008

Trocando metacity pelo compiz

Todos já devem estar cansados de ver o Compiz-fusion rodando, o cubo girando, as janelas molengas e tudo mais - menos a galera do Janelas®! :-D

Para quem ainda não o tem instalado, visite: Distributions - Compiz Fusion Wiki - nessa página existem links para tutoriais de instalação para Arch Linux, Debian, Fedora, Gentoo, openSUSE, Pardus e Ubuntu.

O objetivo dessa postagem é esclarecer algumas dúvidas (e deixar outra :-D) sobre como rodá-lo por padrão em vez do metacity. Temos pelo menos duas formas de rodar o Compiz:

  • compiz --replace - substitui o gerenciador de janelas atual (no caso, o metacity) pelo Compiz.
  • compiz-manager - além de substituir o metacity, substitui também o decorador de janelas (no caso, o gtk-window-decorator) pelo emerald (decorador de janelas do Compiz).
Para quem quer economizar memória e processamento, o primeiro comando é mais adequado: as janelas ficarão à lá Gnome, porém com os efeitos do Compiz; o segundo comando permite maior flexibilidade, já que podemos colocar vários temas no emerald, com transparências nas bordas das janelas, efeitos animados nos botões etc.

Até aqui, tudo bem. O problema é que a forma como o Compiz é configurado para rodar faz diferença, apesar de alguns tutoriais não explicarem. Procurando pela Web, encontramos pelo menos dois modos de colocar o Compiz rodando automaticamente:

  • Editar o arquivo ~/.gnomerc exportando a variável WINDOW_MANAGER.
  • Adicionar o programa para ser iniciado automaticamente através dos menus Sistema > Preferências > Sessões
Para a primeira forma, basta executar:
echo export WINDOW_MANAGER=$(whereis compiz-manager | cut -d " " -f 2) > ~/.gnomerc
Use ">>" em vez de ">" caso seu arquivo ~/.gnomerc já exista e contenha informações que não possam ser perdidas. Para a segunda forma, basta adicionar o comando compiz --replace ou compiz-manager nas aplicações que devem ser iniciadas automaticamente.

A diferença que notei entre as duas formas é que na primeira algumas outras aplicações que devem ser iniciadas automaticamente demoram a iniciar, como o nm-applet (applet do NetworkManager para o painel do Gnome); para a segunda forma os outros programas são iniciados normalmente. Aí fica a dúvida: por que isso acontece? E também a recomendação: não utilize o arquivo ~/.gnomerc para rodar o Compiz, use o sistema de sessões do Gnome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário