quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Palestra sobre Software Livre e Telecomunicações

Na sexta-feira passada, 31/10/2008, fiz uma pequena viagem de Niterói a Nova Iguaçú, a convite da professora Débora Constantino, da UNIG, para falar sobre Software Livre.
O público-alvo foi composto por alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação da universidade, além de alguns estudantes do ensino médio que foram visitar o evento (II Semana de Informática da FACET).
Falei sobre a história do movimento do software livre, conceitos, Linux, distribuições e, por fim, citei algumas aplicações de software livre na área de telecomunicações, como: servidores de rede (arquivos, e-mail, firewall etc.), VoIP, redes sem fio em malha (redes Mesh WiFi), thinclients (terminais burros/leves/sem disco), dentre outras. Todas soluções que comentei são oferecidas pela empresa em que sou sócio-fundador: Peta5 - Telecomunicações e Software Livre.
Apesar da distância, muitos alunos fizeram perguntas e se interessaram... além de eu ter sido convidado para um coquetel ao final do evento - valeu a pena. ;-)
A palestra está disponível para download em: Palestra Software Livre, distribuições GNU/Linux e Telecomunicações - 31/10/2008 - UNIG, Nova Iguaçu/RJ.
Em breve criarei uma seção de downloads em meu site pessoal e prometo que disponibilizarei a mesma em formado ODF. ;-)

--
   Álvaro Justen
   Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário