segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Jython: Python em celulares

Quem ainda não conhece a linguagem Python deveria conhecer! ;-) Eu a utilizo bastante e é por isso que estou tentando rodá-la em meu celular - ainda não tive êxito total, mas já dei alguns passos. Procurei rapidamente na Web sobre Python rodando no celular que tenho e não encontrei resultados, por isso resolvi fazer com as próprias mãos.
Para quem não sabe, Python é uma linguagem que possui várias implementações de seu interpretador:

Meu desejo é rodar o Jython em meu Sony Ericsson W200 - ele roda Java nativamente, mas não Python; com o Jython eu teria um interpretador Python no meu bolso, ao alcance das minhas mãos! :-D Obviamente, Jython é software livre.
O arquivo JAR do instalador Jython é o: jython_installer-2.2.1.jar. Para quem não sabe, um arquivo JAR nada mais é do que um arquivo compactado no formato ZIP, seguindo algumas regras de criação de um Java ARchive, estabelecidas pela Sun. Segui os passos abaixo:
wget http://downloads.sourceforge.net/jython/jython_installer-2.2.1.jar
mkdir jython_installer
mv jython_installer-2.2.1.jar jython_installer/jython_installer-2.2.1.jar.zip
cd jython_installer
unzip jython_installer-2.2.1.jar.zip
Com isso, consegui ter acesso ao pacote jython_installer/jython.jar, que é o interpretador propriamente dito. Descompactei-o e fiz algumas modificações no arquivo META-INF/MANIFEST.MF, me baseando no mesmo arquivo do jmIrc, um cliente IRC feito em Java para celulares.
Gerei um pacote com essas modificações, baixem em: jython.jar modificado.
Enfim consegui instalar o pacote no meu Sony Ericsson W200 - depois de transferir o pacote pelo cabo USB o celular demorou mais de 3 minutos para instalar, coitado.
Por fim, não consegui rodar o interpretador. :-( Gostaria da ajuda de vocês para:
  1. Testar o pacote que criei em celulares melhores - acredito que o meu não seja potente o suficiente para rodar (ele fica MUITO tempo tentando abrir, até dar um erro).
  2. Preciso que alguém que saiba J2ME valide as modificações que fiz e o pacote JAR que gerei - sou totalmente leigo em Java.

Enfim, é isso! Conto com a ajuda de vocês para ter Python rodando em mais lugares. ;-)

--
   Álvaro Justen
   Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

sábado, 8 de novembro de 2008

Trocando metacity pelo compiz

Todos já devem estar cansados de ver o Compiz-fusion rodando, o cubo girando, as janelas molengas e tudo mais - menos a galera do Janelas®! :-D

Para quem ainda não o tem instalado, visite: Distributions - Compiz Fusion Wiki - nessa página existem links para tutoriais de instalação para Arch Linux, Debian, Fedora, Gentoo, openSUSE, Pardus e Ubuntu.

O objetivo dessa postagem é esclarecer algumas dúvidas (e deixar outra :-D) sobre como rodá-lo por padrão em vez do metacity. Temos pelo menos duas formas de rodar o Compiz:

  • compiz --replace - substitui o gerenciador de janelas atual (no caso, o metacity) pelo Compiz.
  • compiz-manager - além de substituir o metacity, substitui também o decorador de janelas (no caso, o gtk-window-decorator) pelo emerald (decorador de janelas do Compiz).
Para quem quer economizar memória e processamento, o primeiro comando é mais adequado: as janelas ficarão à lá Gnome, porém com os efeitos do Compiz; o segundo comando permite maior flexibilidade, já que podemos colocar vários temas no emerald, com transparências nas bordas das janelas, efeitos animados nos botões etc.

Até aqui, tudo bem. O problema é que a forma como o Compiz é configurado para rodar faz diferença, apesar de alguns tutoriais não explicarem. Procurando pela Web, encontramos pelo menos dois modos de colocar o Compiz rodando automaticamente:

  • Editar o arquivo ~/.gnomerc exportando a variável WINDOW_MANAGER.
  • Adicionar o programa para ser iniciado automaticamente através dos menus Sistema > Preferências > Sessões
Para a primeira forma, basta executar:
echo export WINDOW_MANAGER=$(whereis compiz-manager | cut -d " " -f 2) > ~/.gnomerc
Use ">>" em vez de ">" caso seu arquivo ~/.gnomerc já exista e contenha informações que não possam ser perdidas. Para a segunda forma, basta adicionar o comando compiz --replace ou compiz-manager nas aplicações que devem ser iniciadas automaticamente.

A diferença que notei entre as duas formas é que na primeira algumas outras aplicações que devem ser iniciadas automaticamente demoram a iniciar, como o nm-applet (applet do NetworkManager para o painel do Gnome); para a segunda forma os outros programas são iniciados normalmente. Aí fica a dúvida: por que isso acontece? E também a recomendação: não utilize o arquivo ~/.gnomerc para rodar o Compiz, use o sistema de sessões do Gnome.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Palestra no PythOnCampus

Como comentei anteriormente, a convite do Jonh Edson, dei uma palestra sobre Debian GNU/Linux no PythOnCampus, evento que percorrerá vários campi de universidades do Rio de Janeiro falando de Python e Software Livre.
O evento foi na Universidade Gama Filho (campus Candelária) e foi um sucesso: os auditórios (um de 150 lugares e outro de 50, se não me engano) ficaram todos lotados. Tivemos palestras e cursos práticos em laboratórios, onde os temas passaram por software livre, VoIP, desenvolvimento Web, Python em Biologia, em celulares Nokia e outros. É muito gratificante dar uma palestra com a casa cheia, principalmente quando o pessoal se interessa, anota o que falamos, tira várias dúvidas... :-)
Enfim, gostaria de agradecer ao convite e convidá-los a participar também: os grupos PythOnRio e SL-RJ farão o próximo PythOnCampus na Fiocruz.
Minha palestra está disponível em: Palestra Debian como Desktop - 04/11/2008 - PythOnCampus - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro/RJ.

--
   Álvaro Justen
   Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PythOnCampus

Começa hoje (quarta-feira, 05/11/2008) - e vai até amanhã - o evento PythOnCampus, organizado pela comunidade Python do Rio de Janeiro (PythOnRio) e comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro (SL-RJ). A primeira versão do evento se dará na Universidade Gama Filho (campus Candelária) que, obviamente, está colaborando com o evento.

Há menos de dois meses atrás foi realizado o PyConBrasil, que movimentou bastante a comunidade Python local - o PythOnCampus é o primeiro evento de Python a nível local na Cidade Maravilhosa.

Fui convidado pelo saudosíssimo John Edson a falar sobre software livre em Desktops e falarei um pouco sobre a distribuição Debian GNU/Linux e suas derivadas. Minha palestra acontece hoje mesmo, 05/11/2008, às 18h30min. Estou fazendo os ajustes finais na apresentação e sugestões são muito bem-vindas (sobre quais aplicações falar, mostrar etc.). :-)

Em breve postarei uma mensagem contando sobre o evento e com link para a palestra. Fica aqui a chamada:

PythOnCampus - Gama Filho

Espero vocês lá! ;-)


--
   Álvaro Justen
   Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

Palestra sobre Software Livre e Telecomunicações

Na sexta-feira passada, 31/10/2008, fiz uma pequena viagem de Niterói a Nova Iguaçú, a convite da professora Débora Constantino, da UNIG, para falar sobre Software Livre.
O público-alvo foi composto por alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação da universidade, além de alguns estudantes do ensino médio que foram visitar o evento (II Semana de Informática da FACET).
Falei sobre a história do movimento do software livre, conceitos, Linux, distribuições e, por fim, citei algumas aplicações de software livre na área de telecomunicações, como: servidores de rede (arquivos, e-mail, firewall etc.), VoIP, redes sem fio em malha (redes Mesh WiFi), thinclients (terminais burros/leves/sem disco), dentre outras. Todas soluções que comentei são oferecidas pela empresa em que sou sócio-fundador: Peta5 - Telecomunicações e Software Livre.
Apesar da distância, muitos alunos fizeram perguntas e se interessaram... além de eu ter sido convidado para um coquetel ao final do evento - valeu a pena. ;-)
A palestra está disponível para download em: Palestra Software Livre, distribuições GNU/Linux e Telecomunicações - 31/10/2008 - UNIG, Nova Iguaçu/RJ.
Em breve criarei uma seção de downloads em meu site pessoal e prometo que disponibilizarei a mesma em formado ODF. ;-)

--
   Álvaro Justen
   Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

sábado, 1 de novembro de 2008

Fotos do Encontro de SL

Oooops, acabei esquecendo de postar aqui o link das fotos do Encontro de Usuários de Software Livre do Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu em Niterói/RJ, no dia 17/10/2008 e, dentre usuários Debian, Ubuntu, Slackware, Arch, programadores Python, C, FORTRAN (se bem que tinha gente que até perfurou cartão ;-), profissionais de TI, estudantes, professores, enfim, no total 18 pessoas compareceram ao encontro, porém apenas duas fotos foram tiradas. :-(
As fotos estão em meu site pessoal: Fotos do Encontro de SL-RJ, 17/10/2008.
Aguardem o próximo (provavelmente será no Rio, na Praça XV), vamos tentar manter o fluxo de um encontro por mês! :-)

--
 Álvaro Justen
 Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

Webcam do EeePC no Ekiga

Comprei um EeePC há um tempo e, apesar de ter instalado o driver da Webcam (linux-uvc), ainda não a tinha utilizado para fazer uma conferência. A webcam é uma eMPIA, de acordo com o comando lsusb: Bus 005 Device 003: ID eb1a:2761 eMPIA Technology, Inc.
Hoje resolvi testá-la no Ekiga e a surpresa: o softphone não encontrou a câmera. Depois de procurar um pouco, encontrei o problema: apenas a primeira versão do V4L estava instalada em meu sistema (era apenas esse driver que o Ekiga encontrava).
Para resolver o problema, bastou instalar o pacote libpt-plugins-v4l2 (executar, como root: apt-get install libpt-plugins-v4l2), reiniciar o Ekiga e selecionar o driver V4L2 na seção Video Devices da janela de Preferências.
Pronto, agora todos já podem ver meu rosto bonito pela Internet! ;-)

--
 Álvaro Justen
 Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

domingo, 12 de outubro de 2008

Encontro de Usuários de Software Livre - RJ

Estou marcando mais um encontro de usuários de software livre das redondezas do Rio de Janeiro. Dessa vez os beneficiados serão os que moram em/perto de Niterói. :-)
A idéia do encontro é de nos conhecermos, trocarmos conhecimento, experiências com softwares livres, beber um chopp gelado com petiscos e por aí vai.
O local desse encontro é o Restaurante Jambeiro, que fica no bairro do Ingá, em Niterói/RJ. O Rodízio de Petiscos custa R$16,80 e é bem servido, o Chopp (Nova Schin) sai a R$3,30 (claro e escuro), eles também têm cerveja Itaipava e Antarctica e outros pratos à escolha.
Como alguns virão do Rio, estou marcando o encontro para as 19h30min.
Para quem ainda não foi, não deixe de ir! Não conhecer as pessoas que vão não é desculpa. ;-) No último encontro foram em torno de 30 pessoas, dentre usuários Debian, Ubuntu, Gentoo, Arch Linux e outras, de órgãos do Governo, universidades etc. e nem todos se conheciam. É uma boa oportunidade para conhecer mais pessoas da comunidade e trocar experiências!
Para obter mais detalhes e confirmar sua participação, entre em http://www.justen.eng.br/encontro-sl

--
 Álvaro Justen [a.k.a. Turicas]
 Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

sábado, 19 de janeiro de 2008

Fotos do encontro do dia 10/01/2008

Marquei para quinta-feira da semana passada (10/01/2008) o 1º Encontro de Usuários Ubuntu-RJ. Criei até uma página para que os interessados confirmassem sua ida, com nome e telefone.
Para minha surpresa, apenas metade dos que confirmaram foram (12), mas, para compensar a falta dos furões, apareceram muitos outros entusiastas de software livre! :-)
O que aconteceu foi que Renata (uma das pessoas que confirmou), também faz parte do Rio.PM e chamou os Perl Mongers para se unirem aos usuários de Ubuntu. Alguns dos usuários do Ubuntu-RJ e Rio.PM também fazem parte de um outro grupo de usuários, chamado Chope-Linux, e alguns foram ao encontro. Sem contar outros grupos com menos representantes, como o GUL-Rio.
Enfim, depois dessa história toda, conseguimos, "sem querer", reunir vários grupos de usuários de software livre num só local, e foi bastante legal!
Mas chega de enrolação. As fotos estão em: http://www.justen.eng.br/fotos/2008-01-10_ubuntu-rj_rio.pm_chope-linux
Elas estão em um gerenciador de fotos que estou desenvolvendo, em que é possível adicionar marcadores. Se você esteve no encontro, adicione um marcador em cima de você em cada foto, para que todos saibam quem você é! ;-) Apesar de o sistema ainda estar em uma versão experimental, já está "utilizável" e em breve terá mais recursos (sugestões são bem-vindas). Espero que gostem!
Ah, para os que não foram: provavelmente marcaremos um outro encontro em fevereiro, próximo ao dia 10. Quando acertar melhor data, horário e local postarei nesse blog a chamada com todas informações. Até lá!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Petição contra formatos proprietários no HTML 5

Venho, através desse artigo, convidar a todos que votem contra a troca de formatos abertos para formatos proprietários de codificação/decodificação de áudio e vídeo no futuro padrão HTML 5.
A petição está disponível em: http://www.petitiononline.com/lortow3/petition.html

O padrão HTML 5 foi proposto por Mozilla, Opera e Apple para a W3C (organização que regulamenta os padrões da Web), justamente três empresas que fabricam navegadores que gostam de seguir os padrões da Web. Essas organizações criaram um site que explica melhor as idéias do futuro HTML: http://www.whatwg.org/
Infelizmente, Nokia e Apple querem embutir no HTML 5 algo que é protegido por patentes e requer pagamento para uso. Por isso a petição foi aberta.
Abaixo, uma tradução livre feita por mim do texto que se encontra na petição, para facilitar a leitura de quem engasga no Inglês:

----- corte aqui -----
Esta carta é o resultado da atividade recente da Nokia e Apple para mudar os codecs (codificadores/decodificadores) padrões de áudio e vídeo de Ogg/Theora+Vorbis para H.264/AAC, no futuro padrão HTML5. Nokia mostrou sua posição em uma carta aberta, mencionando o uso de tecnologias proprietárias no formato Ogg e a incapacidade de embutir DRM (proteção de direitos autorais). Mas os padrões H.264 e AAC têm seus diretos protegidos e requerem pagamentos para uso (royalties); em contrapartida, os codecs Ogg/Theora+Vorbis não requerem pagamentos para uso e têm uma patente que provê proteção contra as empresas que querem "vender ar".
A qualidade de compressão dos codecs Ogg/Theora+Vorbis estão no mesmo nível dos H.264/AAC e, em alguns casos, são melhores.
Com essa petição pedimos que você escolha Ogg/Theora como os codecs multimídia padrões no padrão HTML.

----- corte aqui -----

É importente ressaltar que, caso se torne PADRÃO, seremos obrigados a utilizar codecs que requerem pagamentos para que possamos ler de maneira correta páginas no formato HTML5. É MUITO importante que padrões sejam abertos/livres, afinal, são PADRÕES!
Temos que brigar não só pelo uso de software livre, mas também para que sejam criados padrões abertos, para que softwares (livres ou não) possam interoperar com qualidade, sem restrições.

Minha parte está feita. Faça a sua assinando a petição e divulgando essa notícia! :-)

domingo, 6 de janeiro de 2008

1° Encontro Ubuntu-RJ

Depois de muito tempo sem postar em meu blog, vim aqui para convidar a todos ao 1º Encontro Ubuntu-RJ.
Apesar de parecer um pouco tarde para formar um "1º encontro", vários usuários Ubuntu que participam da comunidade já se reúnem regularmente, mas essa é a primeira vez que transformamos o bate-papo entre amigos em um evento aberto a toda comunidade.
Evento? Bom, vamos apenas conversar sobre software livre, Ubuntu e comer uma pizza! ;-)

No fim do ano passado houve uma tentativa através da lista de discussão ubuntu-rj, mas por conta da forte chuva do dia e dúvidas sobre local, dia e horário, acabou não acontecendo.
A idéia desse encontro é reunir os usuários de Ubnutu do estado para que se conheçam e possam fortalecer a comuniade, além da troca de informações/ajuda -- que beneficia a todos.
O encontro será no Pizza & Grill Lardo do Machado (Flamengo), no dia 10/01/2008 às 19h.
Peço aos interessados que confirmem sua presença preenchendo o formulário disponível em meu site pessoal: http://www.justen.eng.br/ubuntu-rj
No site também possuem informações sobre o local. Quaisquer dúvidas, basta enviar um email à lista de discussão ubuntu-rj ou a mim: alvaro arroba justen.eng.br

Até lá!