sábado, 10 de novembro de 2012

Como fazer memes com Inkscape

Apesar de eu trabalhar com desenvolvimento de software, adoro brincar com alguns softwares de artes gráficas livres: os meus preferidos são o GIMP e Inkscape.

Logotipo GIMP     Logotipo Inkscape

Eu não me considero criativo, então acabo utilizando esses softwares mais para retoques, alinhamentos e coisas do tipo -- afinal, não sou designer. ;-)
Recentemente tive a ideia de usar um meme em uma palestra, pra descontrair um pouco. :-) Utilizei o Inkscape e, como as técnicas que utilizei são simples porém muito úteis (inclusive para outras aplicações), resolvi compartilhar o conhecimento -- daí criei o vídeo abaixo, um rápido screencast mostrando o processo (dica: veja em HD).
No vídeo abordo conceitos básicos do software como criação/visualização/sobreposição de camadas, alinhamento básico de objetos, criação de sombra, exportação para PNG e outros. Porém, todos superficialmente.

Esse vídeo foi útil para você? Espero que tenha gostado!
Em breve (principalmente depois que passar a PythonBrasil[8]) pretendo postar mais alguns vídeos voltados para divulgação do conhecimento, em especial sobre criação de vídeos utilizando software livre, em ambientes GNU/Linux. Aproveite para se inscrever no meu canal no YouTube!

Um comentário:

  1. 'Felomenal', Turicas!

    Agora quando alguem perguntar #comofaz já sei onde mandar a pessoa olhar.

    ResponderExcluir