quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pequenas ações, grandes revoluções

"Small acts make great revolutions", já dizia Caike Souza - frase que, dentre outras coisas, deu origem ao Small Acts Manifesto. Esse tema tem a ver com a palestra sobre comunidades de software livre que ministrei no 15º EDTED Rio de Janeiro, onde cito o simples ato de Richard Stallman ter criado o Manifesto GNU que acabou desencadeando uma série de ações, projetos, eventos e muitas outras coisas que mudaram completamente a vida de muitas pessoas e instituiçoẽs (algumas existem só pelo fato de o Manifesto ter sido criado); as proporções são tão grandes que fica até difícil mensurar. O tema tem a ver também com a teoria do caos, mas isso fica para outro post. ;-)

Logo do Small Acts Manifesto

Um bom exemplo é a sequência de Arduino Hack Days que estão acontecendo: um encontro informal aqui em casa para falarmos sobre eletrônica, brincarmos com o Arduino e tomar cerveja. Apesar da simplicidade dos encontros, a repercursão foi muito boa:

Pequenas ações fazem toda a diferença e é isso que as galeras da PythOnRio/PythOnCampus, #horaextra, DojoRio e Forkin'Rio estão fazendo - e tem dado muito certo. Se você tem alguma ideia, apenas faça! Ou como diria o Small Acts Manifesto: Do it! - as simple as you can, just what is essential to pass it forward. E você, já fez sua pequena ação revolucionária de hoje?

12 comentários:

  1. Cara, muito maneiro saber de toda essa repercursão dos acontecimentos. É sinal da evolução da comunidade do rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Turicas,

    Muito massa o post e as revoluções que estão surgindo devido a sua iniciativa. Tenho acompanhado isso tudo por blogs e twitter e estou achando tudo muito bom.
    Parabéns e continuem inovando e dividindo com a comunidade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Turicas, muito d+ cara muito bom saber dessa coisas, bela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  4. Turicas,

    Muito bom. Parabéns.

    No próximo PythOnCampus e ArduinoHackDay na UFF estarei lá.

    "Vida longa, Paz e prosperidade !!" \\// ;)

    ResponderExcluir
  5. Parabens Turicas,
    Para chegar a algum lugar é necessário dar o primeiro passo. Aqui em BSB rolam alguns eventos do grupo nerdsnet@googlegroups.com mas na linha mais formal: datashow, sala de reuniões, mesa, cadeira, todo mundo +- sério. Vou sugerir essa abordagem etílica e ver no que dá.
    Keep hacking !!!
    Jeronimo
    www.blogdoje.com.br
    AVR,Arduino & ARM

    ResponderExcluir
  6. Sensacional!!!!

    Essa comunidade de desenvolvimento está cada dia melhor. Fico muito feliz em poder conviver com vocês, galera!

    Parabéns, Álvaro!

    Grande abraço,

    Vinícius Teles

    ResponderExcluir
  7. Boa Alvaro!!

    Muito boa mesmo!

    Seguinte, seguindo o conselho do teu post, fiz uns videos demonstrativo do Kit que acabou de chegar aqui em casa, para locomocao de robos :

    http://www.youtube.com/samircuryengbr#p/a

    Vou usar este canal como um blog das minhas atividades com o Arduino e por ai vai, e apresentar novidades interessantes como este kit.

    Seria interessante ver no evento do Arduino na UFF se a galera ta disposta a levantar uma comunidade carioca de Arduino? Seria legal ter uma lista ou site mesmo para comprar/vender paradas entre os membros e trocar dicas como esta.

    Abracao! No que precisar de ajuda pra organizar a parada, estou disposto a ajudar!

    ResponderExcluir