"Small acts make great revolutions", já dizia Caike Souza - frase que, dentre outras coisas, deu origem ao Small Acts Manifesto. Esse tema tem a ver com a palestra sobre comunidades de software livre que ministrei no 15º EDTED Rio de Janeiro, onde cito o simples ato de Richard Stallman ter criado o Manifesto GNU que acabou desencadeando uma série de ações, projetos, eventos e muitas outras coisas que mudaram completamente a vida de muitas pessoas e instituiçoẽs (algumas existem só pelo fato de o Manifesto ter sido criado); as proporções são tão grandes que fica até difícil mensurar. O tema tem a ver também com a teoria do caos, mas isso fica para outro post. ;-)
Um bom exemplo é a sequência de Arduino Hack Days que estão acontecendo: um encontro informal aqui em casa para falarmos sobre eletrônica, brincarmos com o Arduino e tomar cerveja. Apesar da simplicidade dos encontros, a repercursão foi muito boa:
- Ninguém menos que Jon "maddog" Hall ficou sabendo do encontro pelo Twitter, gostou da iniciativa e disse que estará em um dos próximos encontros; além disso, o Arduino Hack N' Beer foi citado por ele em um artigo que saiu hoje na home do Linux.com, falando sobre os 6 atuais melhores projetos open source!
- Na UFF, 3 professores do curso de Engenharia de Telecomunicações estão estudando a plataforma para adotá-la como atividade didática obrigatória de laboratório em 3 disciplinas do curso - 1 dos professores começará a implementação ainda nesse período!
- Devido ao sucesso desse simples encontro, muitos querem um evento maior e então teremos o Arduino Hack Day UFF provavelmente no mês que vem - o evento acontecerá em conjunto com a PythOnCampus UFF.
Pequenas ações fazem toda a diferença e é isso que as galeras da PythOnRio/PythOnCampus, #horaextra, DojoRio e Forkin'Rio estão fazendo - e tem dado muito certo. Se você tem alguma ideia, apenas faça! Ou como diria o Small Acts Manifesto: Do it! - as simple as you can, just what is essential to pass it forward. E você, já fez sua pequena ação revolucionária de hoje?