O Evento
No último fim de semana de agosto tive o prazer de participar do UaiPython: o maior evento sobre a linguagem Python do estado de Minas! Foi muito bom poder encontrar o pessoal e ainda palestrar lá; sempre gostei de Minas por conta do povo ser super gente boa, ter comidas super deliciosas... e agora uma comunidade Python super forte! o/
O pessoal do Python User Group de lá (PUG-MG) organizou o evento que teve minicursos, palestras e foi regado a pão de queijo:
UAI, pão de queijo, broa de fuba e queijo. Ô trem bom sô #uaipython #pythonmg @pythonbrasil @apyb pic.twitter.com/3OQWptf29c
— Python Minas Gerais (@PythonMG) August 29, 2015
Palestras
As palestras que mais curti foram a da Júlia Rizza que falou sobre o web2py (framework que fiz algumas contribuições há uns 6 anos) - eu não o utilizo mais, porém o trabalho de divulgação/documentação que a Júlia está fazendo é fantástico! - e do Ervilis Viana (meu colega de trabalho na equipe de backend da Onyo e um dos organizadores do evento) que falou sobre a importância das comunidades de desenvolvimento de software em uma lightning talk (palestras de 5 minutos que são tradição nos eventos de Python). E fica aqui a ênfase: o importante são as pessoas e é por isso que as melhores partes dos eventos são as conversas de corredor, as trocas de ideias na mesa do restaurante durante o almoço ou do bar durante a cerveja pós-evento (essa última costuma ser a opção mais divertida ;-).
E por falar em pessoas: estamos contratando aqui na Onyo! Se você é competente e tem experiência com desenvolvimento backend em Python ou frontend e já trabalha remotamente, então entre em contato consco agora mesmo!
Minha Palestra
Eu particularmente gostei bastante de ter feito essa palestra: não só porque achei que consegui me expressar bem, mas porque o tema é algo que curto bastante e porque o processo de fazer a palestra me gerou bastante aprendizado: durante o evento eu lancei a versão 0.1.0 da biblioteca rows, um projeto que já venho trabalhando há algum tempo e acabei dando um gás para lançar publicamente durante a palestra.
O pessoal da Silex Sistemas filmou minha palestra, que pode ser vista no YouTube (porém tivemos alguns problemas de sincronismo e nem todo o conteúdo está online -- quando corrigirem o vídeo eu atualizarei aqui).
Os slides estão disponíveis em um repositório no GitHub (ver slides, ver código) e em meu slideshare (que você pode ver logo abaixo). Dê uma olhada também nos exemplos que usei durante a palestra e nos exemplos da biblioteca.
Foi bem legal ter o feedback da galera depois da palestra -- muita gente curtiu a biblioteca e já tenho recebido contribuições. =)
Veja também os vídeos das outras palestras do UaiPython 2015.
Bilioteca rows
Se você precisa trabalhar/converter dados tabulares, independente do formato em que eles estejam, então rows foi feita pensando em você! Para começar a brincar, instale a versão disponível no PyPI:
pip install rows
Caso você use Debian sid o pacote já está no repositório main (e estará também no Ubuntu 16.04), daí é só rodar:
aptitude update && aptitude install rows
E para quem tem coração de ferro e já quer desfrutar das novas funcionalidades (que estarão na versão 0.2.0), basta rodar:
pip install git+https://github.com/turicas/rows.git
Além de uma biblioteca que você pode usar em seus programas Python, o pacote possui uma command-line interface que facilita ainda mais quando você quer apenas converter dados. Aprenda mais sobre a biblioteca rows em seu README e veja os exemplos de uso.
Pessoas
Como eu comentei: o importante [nos eventos] são as pessoas. As palestras conseguimos assistir depois, via Internet; o conteúdo das palestras conseguimos aprender depois (basta saber por quais palavras-chave procurar); os pães-de-queijo conseguimos comprar depois; reunir todas essas pessoas novamente talvez não seja tão fácil assim quanto as outras coisas que acontecem nos eventos. Inclusive, eu tenho costume de não ir às palestras justamente para tentar aproveitar o momento para conhecer as pessoas e reencontrar os já conhecidos.
E falando das pessoas, coisas legais que aconteceram lá:
- Estávamos lá reunidos Júlia, Cássio Botaro (um dos organizadores do evento), Bruno Rocha e Erick Hideki: pessoas que usam/já usaram web2py e colaboram/colaboraram com o ecossistema brasileiro do framework. Tiramos até uma foto pra mandar pro Massimo Di Pierro! :D
- Foi criado o grupo PyLadies-BH para incentivar meninas a programarem em Python! o/
- Como tradição dos eventos de Python tiramos uma foto com todo mundo (aproveite e veja todas as outras fotos do evento)
- Tive contato (em alguns casos pela primeira vez) com algumas pessoas que revelaram que começaram a programar por minha causa: desde a época em que eu usava Windows e tinha um canal de mIRC Scripting (há mais de 12 anos atrás!), até mais recentemente com vídeos de minhas palestras sobre Python e Arduino. Fiquei bastante orgulhoso ao saber disso! :D
Python Brasil
Aproveitando o assunto: caso você tenha interesse em Python sugiro foretemente participar da PythonBrasil: é o maior evento nacional sobre a linguagem! Eu estarei lá (vou anualmente desde 2009), porém dessa vez não submeti palestra: resolvi enviar proposta de um tutorial sobre captura de dados com Python (você pode me ajudar votando para que ele seja aceito no evento ;-) -- os tutoriais serão totalmente gratuitos.
Até novembro em São José dos Campos e happy hacking! o/