Hoje embarquei para Belém/PA pois amanhã começa o V Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI), evento de software livre do Governo para o Governo, organizado e patrocinado por instituições públicas. O CONSEGI é um dos maiores eventos de software livre da América Latina: a edição desse ano já tem mais de 4.300 inscritos, que é mais ou menos a quantidade de inscritos da Latinoware. A primeira vez que fui no CONSEGI foi em 2010 (em Brasília) e nesse ano fui convidado novamente pelo Giuseppe Romagnoli.
Mas nem tudo são flores na vida de Álvaro Justen: apesar de ter chegado cedo no aeroporto, o nome que estava na passagem era de um tal de "Mr. Álvaro Turicas". Sim, muita gente acha que Turicas é meu sobrenome, mas não é: é só o meu nickname. A atendente da TAM me disse que "não é permitido nome artístico" e eu iria perder a passagem só porque meu nome não estava correto no bilhete. Eles queriam que eu comprasse uma nova passagem por mais de R$1.200,00, mesmo eu mostrando que o PDF do e-ticket foi para meu e-mail, emitido com os números da minha identidade e CPF e eu tinha como provar eu era esse tal de Turicas (era só mostrar meu Twitter no celular).
Felizmente consegui resolver o problema e cheguei em Belém sem precisar pagar nada a mais por isso e minhas atividades no CONSEGI serão:
- Oficina "Mão-na-massa Arduino", com Andre Oliveira e Diego Dukão (terça-feira, 04/12, de 9h às 13h na sala Nhemongaba)
- Showroom "Arduino e Android para automação residencial", com Andre Oliveira e Diego Dukão (quinta-feira, 06/12, de 9h às 12h30min e de 14h às 18h na sala Guamá)
- Palestra "Arduino e Android para automação residencial", com Andre Oliveira e Diego Dukão (sexta-feira, 07/12, de 15h20min às 16h10min na sala Guamá)
- Palestra "PyPLN: processamento de linguagem natural distribuído com Python" (sexta-feira, 07/12, de 16 às 17h na sala Mongaba)
Andre, Diego e eu trouxemos vários projetos que desenvolvemos juntos, incluindo a famosa Luminária RGB controlada por Wi-Fi, para demonstrar durante o showroom - a ideia é que os projetos fiquem expostos e a galera possa brincar e tirar dúvidas. Saiu até uma reportagem na INFO Online sobre isso!
Como é minha primeira vez em Belém (e primeira vez no Norte do Brasil), pretendo tirar alguns horários para fazer turismo por aqui, conhecer os pontos turísticos (vi fotos de belas paisagens) e a culinária da região - não vai dar pra aproveitar totalmente porque não gosto de peixe, mas com certeza levarei vários bombons de cupuaçu para Niterói! ;-)