quinta-feira, 27 de maio de 2010

PythOnCampus Madureira na Estácio

Como comentei no post anterior, semana passada estive na PythOnCampus do LNCC/IST, em Petrópolis. E a caravana não pára: nesse sábado teremos mais uma edição da PythOnCampus em Madureira, na Estácio.

Para quem não conhece, PythOnCampus é um evento itinerante onde a comunidade de desenvolvedores Python do estado do Rio de Janeiro (PythOnRio) se reúne para levar conhecimentos sobre a linguagem, software livre, metodologias ágeis e experiência de mercado para os alunos de um determinado campus universitário. As PythOnCampi geralmente possuem sessões de Coding Dojo, levadas pela galera do DojoRio e minicursos de Python e/ou ferramentas da linguagem.

Galeras da PythOnRio e DojoRio na PythOnCampus LNCC-IST
Galeras da PythOnRio e DojoRio na PythOnCampus LNCC-IST

Nesse sábado darei minha contribuição com a palestra Economizando tempo e dinheiro com frameworks Web, que acontecerá às 12h. Nela abordarei conceitos básicos de frameworks MVC, passarei por alguns exemplos de frameworks para desenvolvimento Web escritos em Python e, para finalizar, mostrarei um exemplo de aplicação Web com o web2py.

O que você está esperando? Se inscreva gratuitamente na PythOnCampus Madureira/Estácio - nos vemos lá!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Coding Dojo em Três Rios

No sábado passado fui a Petrópolis na PythOnCampus que aconteceu no LNCC, onde palestrei sobre software livre e Arduino. O evento foi sensacional - depois dele, de passagem comprada, fui para a rodoviária pegar ônibus para Três Rios, minha cidade natal.

Em Três Rios estavam me esperando a coordenadora do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação do CEDERJ de Três Rios, Isabel Hortência, e alguns de seus alunos para a primeira sessão de Coding Dojo da cidade! Antes de começarmos, fiz uma pequena apresentação sobre Coding Dojo e Python. Não preciso nem comentar que o encontro foi sensacional.

Isabel Hortência e seus alunos do CEDERJ
Isabel Hortência e seus alunos do CEDERJ

Como utilizamos a linguagem Python, os alunos, obviamente, ficaram interessados em fazer uma PythOnCampus lá (vontade minha de alguns meses), então já marcamos - faremos no semestre que vem. O problema que resolvemos foi o clássico Fizz Buzz, problema simples porém perfeito para uma primeira sessão de Coding Dojo.

Alunos do CEDERJ Três Rios programando no Coding Dojo
Alunos do CEDERJ Três Rios programando no Coding Dojo

Apesar de a galera não ter registrado em papel a retrospectiva, todos comentaram o que acharam bom e o que podemos melhorar:

O que foi bom

  • Python é uma ótima linguagem;
  • Dojo é bom pra aprender a compartilhar o código com os outros;
  • Apesar de o problema ter sido bem simples, foi muito bom para mostrar a dinâmica e explicitar os problemas que podem acontecer quando se desenvolve software em equipe;
  • A experiência foi legal para relembrar alguns conceitos e exercitar lógica de programação;
  • Ninguém além de mim (Álvaro) sabia Python, porém a galera foi fazendo tudo naturalmente sem parenteses, sem "end if" etc. sem nem perguntar. Foi sensacional ver como a linguagem é intuitiva e como é fácil aprender a programar dessa forma.

O que podemos melhorar/Compromissos

  • Não conseguimos clonar a tela do datashow para o monitor, piloto e copiloto ficaram de lado para a plateia e tendo que olhar para o projetor, que ficou meio longe - temos que aprender a configurar o datashow corretamente;
  • Isabel não programou - da próxima sessão ela não escapa!;
  • Alguns precisaram sair cedo (antes mesmo de começarmos a programar) - as próximas sessões serão em um horário melhor para todos;
  • Ficamos programando durante pouco tempo - nas próximas sessões não teremos apresentação, então conseguiremos ficar mais tempo;
  • Não fizemos a retrospectiva "em papel" - fazer na próxima sessão.

Os alunos já se organizaram e farão outros encontros regularmente - sempre que estiver em Três Rios me juntarei a eles. :-) É importante ressaltar que tudo isso não teria acontecido e não daria prosseguimento se não fosse a professora Isabel Hortência, que está sempre incentivando os alunos a ir além e preparou a casa para a gente. E assim nasce mais um fork do DojoRio com o intuito de trocar conhecimento e aprender a programar direito. Missão cumprida!