Divulguem, divulguem e divulguem o Software Livre!
Sem a comunidade o Software Livre não existiria, certo? É ela que o faz e usa.
Venho aqui pedir a todos que divulguem o que é Software Livre. Se eu uso algo e gosto, procuro divulgar para meus amigos :-) Acho legal quando conheço algo novo, me fascino e me pergunto "como não soube disso antes?!", e gosto que pessoas também se fascinem com isso.
Um exemplo foi meu site, sobre programação. Certa vez resolvi BLOQUEAR os usuários de Internet Explorer. Os demais navegadores conseguiam acessar o site normalmente. Para quem estivesse usando IE aparecia um texto que redigi, em vez do site. O texto falava dos padrões web (criados e mantidos pela W3C), do Mozilla Firefox e sobre algumas falhas do IE. Claro que recebi vários xingamentos e reclamações, mas os emails que recebi com agradecimentos já compensaram bastante estes.
Com essa pequena atitude pude ver que muita gente sequer sabia o que era Software Livre (e que "isso" existia!). Muitas pessoas sequer sabiam que existiam alternativas ao IE (e bem melhores, cá entre nós).
Não me importo se os usuários do site continuassem usando o IE, o importante para mim é que eles conhecessem a "verdade" - que existem alternativas, e muitas delas bem melhores. O problema, para mim, é o desconhecimento dos "concorrentes". Ficaria feliz se cada um deles conhecesse as alternativas e escolhesse a mais adequada para si. O fato de eles só conhecerem o IE cria uma concôrrencia desleal, favorecendo ao monopólio da Microsoft.
O resultado: vários usuários de meu site começaram a utilizar o Mozilla Firefox, e gostaram bastante (principalmente do sistema de abas :-P). Uns preferiram o Opera, que também citei no texto. Mas o que importa é que eles foram capazes de ESCOLHER, o que é praticamente impossível acontecer quando existe monopólio.
Por isso venho aqui pedir que divulguem a idéia do Software Livre, mesmo para aquele seu vizinho que "adora o tio Bill", que você acredita que nunca vá usar Linux. Sim, estamos aqui porque temos em comum o uso do Ubuntu como SO, mas acredito que, acima do Ubuntu, estamos no mesmo barco por causa da liberdade do software, e ela existe tanto em Windows, quanto em Linux, Mac, Unix etc. Então, se seus amigos não querem usar um SO baseado em Linux (por desconhecerem, terem medo etc.), que pelo menos usem navegadores, leitores de email ou quaisquer outros softwares livres feitos para Windows.
Estou escrevendo um texto que explica o que é Software Livre, com uma seção sobre Linux no final (com história, características etc.), para ajudar a disseminar a idéia de liberdade no software. Nas minhas férias (daqui a algumas semanas) o texto deverá estar pronto, licenciado sobre alguma licença livre. Quem não quiser perder tempo batendo papo com seus amigos sobre o que é Software Livre pode apenas mandá-los ler o texto ;-)
Acredito que disseminando o Software Livre poderemos fazer nossos amigos não subutilizarem seus computadores e serem mais felizes ao utilizar um computador (sem precisar xingar o software nem chutar o hardware ;-P).
E VIVA A LIBERDADE!