sábado, 24 de setembro de 2011

Vídeo e slides da minha webminar sobre Python e Arduino no Lab de Garagem

No dia 06 de setembro de 2011 fiz uma webminar (palestra online) no Lab de Garagem sobre Python e Arduino, como foi anunciado aqui no meu blog.

Logotipo da linguagem de programação Python     Logotipo do projeto Arduino

Python e Arduino são dois projetos que têm muito em comum (simplicidade, facilidade de uso, vasta biblioteca padrão etc.), por isso batizei a webminar com o título Python + Arduino: produtividade ao extremo, onde falei sobre integração das duas tecnologias através de USB, com a biblioteca PySerial, Bluetooth com a biblioteca pybluez e também de outras formas, como Ethernet, Wi-Fi e outros.

Veja a gravação da webminar abaixo:

Veja também os slides, que estão disponíveis para download em minha conta no slideshare:

Caso tenha mais interesse em aprender sobre Arduino, você pode começar lendo meus posts sobre Arduino nesse blog, lendo a documentação oficial do projeto e também fazendo meu Curso de Arduino -- as próximas turmas serão em Ourinhos/SP (outubro), Belo Horizonte/MG (novembro), João Monlevade/MG (novembro), São Paulo/SP (dezembro) e Rio de Janeiro/RJ (dezembro).

Logotipo do Curso de Arduino     Logotipo do encontro da comunidade Python brasileira

E caso você ainda não saiba programar nessa linguagem simples, fácil e altamente produtiva chamada Python, mas se interessou pelo assunto, veja o curso introdutório sobre Python no Rio de Janeiro (presencial) que ministrarei no começo de outubro, no centro da cidade e o website da PythonBrasil, conferência nacional sobre a linguagem, que acontecerá na semana que vem em São Paulo -- eu estarei lá! E você?

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Python y Arduino en Argentina: PyConAr 2011

Em instantes pegarei um vôo para Buenos Aires, na Argentina. O destino final é a cidade de Junín, localizada na província de Buenos Aires - lá ocorrerá a PyConAr, evento nacional (da Argentina) sobre a linguagem de programação Python. O evento acontecerá nas próximas sexta e sábado (23 e 24 de setembro).

Logotipo da PyConAr 2011

Conheci o evento através de minha namorada, Tatiana Al-Chueyr, que submeteu duas palestras. Resolvi ir com ela e submeti uma proposta de palestra e outra de mini-curso. As duas palestras da Tati foram aprovadas e minha palestra também! Ela palestrará sobre testes em Python e desenvolvimento de Python para Android, já eu falarei sobre integração entre Python e Arduino.

Logotipo da comunidade Python brasileira

Aliás, a comunidade Python brasileira está sendo representada por mais outras três pessoas (além de Tati e eu) na PyConAr! Teremos uma palestra do Érico Andrei sobre Python nos sites Governamentais brasileiros e outra de Willer Moreira e Bruno Araújo, ambos do INdT, falando sobre desenvolvimento usando Python e Qt com PySide. Do total de 39 palestras do evento, essas 5 palestras brasileiras representam 12,82%! Veja a grade completa de palestras da PyConAr

Logotipo da linguagem de programação Python     Logotipo do projeto Arduino

Em minha palestra falarei (em Espanhol -- ou Portunhol ;-) como integrar Python e Arduino através das bibliotecas pySerial (para comunicação via USB) e pybluez (para comunicação via Bluetooth), além de mostrar alguns projetos que desenvolvi utilizando-as. Minha palestra será na sexta-feira às 15:30 (GMT - 3) -- infelizmente não terei como ficar no sábado o dia inteiro (volto para o Rio sábado à noite), pois no domingo tem Rock in Rio!

Como nos dois últimos anos, uma semana após a PyConAr teremos a PythonBrasil -- e as organizações dos eventos colaboram entre si, compartilhando inclusive os keynotes - também estarei na PythonBrasil e darei duas palestras, em breve postarei sobre. ;-)

Logotipo do encontro da comunidade Python brasileira

E se você ainda não sabe programar nessa linguagem simples, fácil e altamente produtiva chamada Python, sabia mais sobre o curso introdutório sobre Python no Rio de Janeiro (presencial) que ministrarei em outubro, no centro da cidade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1 ano de almoço PythOnRio! \o/

Há um ano atrás os pythonistas do Rio de Janeiro se reuniram para o primeiro almoço PythOnRio. Tudo começou quando fui ao LinuxInRio e, quando saí para almoçar com o pessoal, esqueci minha carteira junto da mochila, que ficou na sala dos palestrantes (o velho golpe :-P). Meu amigo Luiz Guilherme Aldabalde fez a gentileza de pagar meu almoço e então combinei com ele de reembolsá-lo em um outro almoço -- para isso, resolvemos marcar na terça-feira da semana seguinte. Acabei chamando mais pessoas e o almoço teve um total de 15 pythonistas, sucesso total para uma chamada inocente na lista de discussão apenas 15 horas antes do almoço acontecer. Por conta desse sucesso, tive a ideia de tornar isso um hábito semanal da PythOnRio e surgiu então o almoço PythOnRio!

Logotipo da PythOnRio

Infelizmente não consegui ir a todos os encontros, mas a galera está sempre às terças-feiras às 12h30min no restaurante Day Trade, no Centro do Rio para almoçar, conversar sobre a linguagem e, é claro, manter contato com os amigos. :-) Essa iniciativa, apesar de bem simples, é bastante funcional e faz a comunidade se manter unida e informada -- recomendo a qualquer comunidade!

Foto do primeiro almoço PythOnRio

Então, vamos comemorar um ano de almoço PythOnRio amanhã, terça-feira (20/09/2011), às 12h30min no restaurante Day Trade (Rua do Ouvidor, 22). Vejo vocês lá! \o/

E se você não sabe programar nessa linguagem simples, fácil e altamente produtiva chamada Python, sabia mais sobre o curso introdutório sobre Python no Rio de Janeiro (presencial) que ministrarei em outubro, no centro da cidade.

Curso presencial sobre Python no Rio de Janeiro

Apesar de muitos me conhecerem por meu trabalho com o Arduino, outra ferramenta que utilizo bastante (comecei antes mesmo de conhecer o Arduino) é a linguagem de programação Python.

Logotipo da linguagem de programação Python

Comecei a utilizar essa linguagem em 2005, onde na época desenvolvia scripts para automação de tarefas, até começar a desenvolver para Web (com os frameworks web2py e, agora, Django). Mais tarde, conheci o pessoal da PythOnRio e comecei a colaborar com iniciativas da comunidade, como o evento PythOnCampus, onde já palestrei, organizei Coding Dojos e ministrei mini-cursos sobre a linguagem. Desde que fui no evento PythonBrasil pela primeira vez, me tornei um frequentador assíduo do mesmo (como participante e palestrante) e atualmente tenho desenvolvido vários projetos de integração entre Python e Arduino (veja a lista de meus projetos em minha conta no GitHub).

Logotipo da PythonBrasil     Logotipo da PythOnRio

Como Python e Arduino são duas ferramentas que utilizo no dia-a-dia e adoro ensinar, não poderia ter recusado o convite da Nitis Brasil em ministrar um curso introdutório sobre a linguagem, que ocorrerá no centro do Rio de Janeiro, nos dias 03, 04, 05, 06, 07, 10 e 11 de outubro das 19 às 22h.

Logotipo da empresa Nitis Brasil

No curso serão abordados desde aspectos básicos, como sintaxe, tipos básicos, controle de fluxo e funções built-in a orientação a objetos, módulos úteis da biblioteca padrão e test-driven development. Faça download do conteúdo programático. Nota: temos um número mínimo de 10 alunos para que o curso aconteça.

Então, se você quer aprender a desenvolver software em uma linguagem simples, robusta e altamente produtiva, inscreva-se já no curso introdutório de Python, que terá duração de 24 horas presenciais + 8 horas online (através de exercícios pela lista de discussão). Estamos com um valor promocional de R$ 599,00 até o dia 26/09, que pode ser dividido em até 12x no cartão via PagSeguro. Faça sua inscrição agora!

Quaisquer dúvidas sobre o curso, fique à vontade para entrar em contato. E caso você já seja um amante de Python, indique o curso para aquele seu amigo que ainda não conhece essa ferramenta poderosíssima! ;-)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Google Developer Day 2011, em São Paulo! #euvou

Daqui a alguns instantes começará a edição brasileira do Google Developer Day 2011, evento que acontecerá em 8 cidades do planeta, onde desenvolvedores que trabalham nos produtos da Google apresentarão palestras técnicas avançadas sobre as plataformas e produtos da empresa.

Logotipo Google Developer Day Brasil 2011

Como o público-alvo são desenvolvedores de software que usam (ou têm intenção de usar) as tecnologias da empresa, eles prepararam uma provinha de programação para fazer a seleção dos participantes. Nessa prova somente as respostas interessavam, ou seja, não era necessário enviar o código que resolveu os problemas.

Eu quase fiquei de fora: minha namorada, Tatiana Al-Chueyr, que me lembrou no último dia de inscrição. Ela gosta bastante de Android (inclusive está organizando um evento sobre - AndroidConf, que será em novembro, no Rio de Janeiro), e desde o começo fez a inscrição. Mas no final tudo deu certo: nós dois passamos! \o/

Criei um projeto em minha conta no GitHub para divulgar o código, que foi escrito em Python. Para ver o código, acesse o repositório google-developer-day-2011 e fique à vontade para enviar pull requests, pois não tive muito tempo para rafatorá-lo (é um ótimo exercício para quem está aprendendo Python).

Droid do Android     Logotipo HTML5     Logotipo HTML5

Android, Google Chrome e HTML5 serão alguns dos temas abordados. Já escolhi as palestras que vou assistir - a expectativa é grande. E se você também passou na provina, nos vemos em algumas horas! o/

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Abertas inscrições para o Curso de Arduino em Ourinhos/SP!

Depois de fazer duas turmas do Curso de Arduino na UFRJ, que ocorreu durante as férias dos alunos de
Engenharia de Computação, no Rio de Janeiro, abri hoje as inscrições para o Curso de Arduino em Ourinhos/SP!


Logotipo do Curso de Arduino


As aulas acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de outubro nas Faculdades FIO; o curso terá 24 horas de duração, onde os alunos poderão aprender na prática como desenvolver projetos de automação com Arduino. A
inscrição custa R$ 399,00 e pode ser dividida em até 12x através do PagSeguro. Os alunos interessados também poderão adquirir o Kit Arduino separadamente. Inscreva-se já!


Logotipo das Faculdades FIO


Se você está interessado em fazer o Curso de Arduino e não mora perto de Ourinhos, fique ligado: a partir de agora farei várias novas turmas (a meta é de pelo menos uma por mês), sendo as próximas nas seguintes cidades:


  • Belo Horizonte/MG (novembro de 2011)
  • João Monlevade/MG (novembro de 2011)
  • São Paulo/SP (dezembro de 2011)
  • Rio de Janeiro/RJ (dezembro de 2011)

Logotipo da linguagem de programação Python
   
Logotipo do framework para desenvolvimento Web Django, escrito em Python


Por conta das (novas) constantes atualizações no site, resolvi refazê-lo focando na automação de atualizações e, obviamente, utilizei a linguagem de progrmação que mais gosto: Python. A nova versão do site (apesar de eu não ter alterado o design) está rodando na Webfaction, que é um hosting Python sensacional, e foi escrita utilizando o framework Django. Aguardem mais novidades sobre o site em breve!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Minicurso de Arduino no VIII Secomp/UEL, em Londrina/PR

Na semana que vem pegarei um vôo daqui do Rio de Janeiro diretamente para Londrina, no Paraná. O destino final é o evento VIII Secomp, Seminário de Computação organizado pela Universidade Estadual de Londrina, que está em sua oitava edição!


Logotipo do Seminário de Computação da Universidade Estadual de Londrina


O evento, que teve sua primeira edição em 2003, é coordenado por professores, técnicos e alunos do Departamento de Computação da UEL e tem como objetivo possibilitar aos participantes contato com tópicos relacionados a computação que estão em evidência no Brasil e no mundo, além de divulgar trabalhos científicos na área. O evento possui palestras, minicursos e engloba o Workshop Científico de Computação e a Feira de Recrutamento em TI de Londrina.


Logotipo do Curso de Arduino


Contribuirei com o evento ministrando um minicurso de 4 horas de duração sobre Arduino, em duas turmas: uma durante o dia 14/09 e outra durante o dia 15/09. Como esse minicurso é sem fins lucrativos (todo o dinheiro vindo da inscrição será revertido para bancar o evento), o valor para os alunos ficou razoavelmente barato (R$40,00, incluindo o kit participante). Como o Arduino é uma ferramenta sensacional, com o qual conseguimos desenvolver vários projetos legais e o preço do minicurso está bem barato, as vagas já estão esgotadas desde julho! ;-)


Além de Arduino, existirão palestras e minicursos sobre outros temas interessantes, como agile software development, design patterns, Android, Node.js, shell script, dentre outros. Aproveite e confira toda a programação da VIII Secomp e siga o evento no Twitter. Galera de Londrina e região: vejo vocês na semana que vem!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Castalio Podcast sobre Arduino, comigo! ;-)

Já faz algum tempo que meu amigo Og Maciel vem tentando marcar comigo um tempinho para gravarmos um episódio do Castalio Podcast, porém, como tenho feito muitas viagens nos últimos meses para eventos e cursos (e farei mais inda nos próximos!), demoramos para conseguir um tempo em comum. Depois de alguns problemas técnicos (conexão caindo toda hora por conta de uma atenuação forte no sinal da minha ADSL), finalmente então gravamos mais um episódio do Castálio Podcast!


Castalio Podcast - Um Podcast Inspirado para Castálio!


No podcast, obviamente, falamos sobre Arduino, porém o Castalio Podcast tem algo que me despertou interesse desde o começo, que o faz diferente de outros podcasts de estilo "entrevista" e que me fez gostar pra caramba dos episódios: além do aspecto técnico e profissional, o Og Maciel explora também o aspecto pessoal, ou seja, no episódio que participei não falamos somente de Arduino ou de meus cursos, mas também sobre minha vida, como cheguei até onde estou, quais músicas gosto de ouvir e por aí vai. Em minha opinião, essa atitude é importantíssima para que os ouvintes realmente conheçam o entrevistado.


Ouça agora essa conversa de 54 minutos: basta entrar na página Episódio Álvaro "Turicas" Justen - Arduino do Castalio Podcast.


Aproveite e comente o que achou! ;-)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Palestra online sobre Python e Arduino

Depois de minha palestra online no Lab de Garagem sobre Python ter batido o recorde de usuários, palestrarei novamente sobre a linguagem, agora falando sobre integração de Python com Arduino.

Logotipo Lab de
        Garagem

Python e Arduino são duas ferramentas que utilizo no dia-a-dia e me trazem uma produtividade razoável, tanto quando estamos falando de computação embarcada (no caso do Arduino), quanto quando quero desenvolver scripts, sites e outros tipos de software (no caso do Python). Os dois projetos têm várias coisas em comum: são simples e fáceis de utilizar e possuem as baterias incluídas (uma vasta biblioteca padrão).

Logotipo Python         Logotipo Arduino

Então, se você tem interesse em saber como integrar essas fantásticas ferramentas, não deixe de comparecer amanhã terça-feira (06/09/2011) às 20h em minha palestra online no Lab de Garagem. Para assistir, basta entrar após às 19h na página inicial que lá terá um link para assistir a palestra. A palestra é gratuita!

Para quem está bastante curioso, lá vão alguns dos tópicos que abordarei amanhã:

E para quem ainda não sabe o que é Python e quer ter uma introdução, aproveite: assista a minha palestra online sobre Python, que foi ministrada no Lab de Garagem há um tempo atrás -- é só clicar e aproveitar a gravação! Fica a dica também para participar da PythonBrasil[7], que é o encontro nacional da comunidade Python brasileira -- nesse ano será em São Paulo, de 29 de setembro a 1º de outubro.

Logotipo do Curso de Arduino

E mais algumas novidades:

  • Como a procura está grande e eu tenho uma razoável experiência com a linguagem, em breve lançarei um curso de Python aqui no Rio de Janeiro! Mais detalhes em breve, aqui no blog.
  • O Curso de Arduino terá mais 5 turmas presenciais nos próximos meses, nas seguintes cidades: Ourinhos/SP, João Monlevade/MG, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.
  • A turma do Rio de Janeiro é uma turma com um novo curso (lançarei em breve a ementa): Integrando Android com Arduino, que farei em conjunto com a galera do Eu, Android!
Vejo vocês amanhã, online! ;-)

Atualização: já estão disponíveis a gravação e slides da minha webminar sobre Python e Arduino, assista!