quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mudanças em minha carreira: Arduino

Essa é a história recente de meu novo negócio - mais novidades em breve!

A construção da ideia

Durante o ano passado eu bati meu recorde de ida a eventos (principalmente de software livre), até perdi a conta de quantos foram - viajei bastante, conheci novas cidades, fiz novas amizades e até conheci minha atual namorada (para vocês verem como software livre é legal ;-). Gosto bastante de software livre e sempre que posso vou a esses eventos -- e já há algum bom tempo aproveito para palestrar e divulgar o que sei.

Em praticamente todos esses eventos participei como palestrante e palestrei sobre Arduino. Além das palestras, organizei (e continuo organizando) encontros aqui em casa e em universidades chamados de Arduino Hack Day (os que são regados a cerveja são chamados Arduino Hack n' Beer ;-). Nesses encontros desenvohlvemos projetos, falamos do que estamos fazendo com o Arduino, ajudamos uns aos outros e tomamos uma cerveja ao final. Em um deles tivemos a ideia de criar um grupo de usuários e então eu, Samir Cury e Oscar Marques fundamos o grupo ArduInRio, que atualmente mantém uma lista de discussão, twitter, blog e encontros (hack days) mensais.

ArduInRio - Grupo de usuários de Arduino do estado do Rio de Janeiro

Por todo meu envolvimento com Arduino, meu amigo Jon "maddog" Hall me sugeriu criar um curso sobre o assunto. Além disso, existia uma pergunta bastante frequente em minhas palestras: "onde tem um curso de Arduino e eletrônica?". Juntei a sugestão, a oportunidade e o fato de que eu adoro ensinar e então criei o Curso de Arduino.

Curso de Arduino

A primeira turma

O Curso de Arduino surgiu então para atender a essa demanda, principalmente do Rio de Janeiro. Porém, antes de abrir de fato uma turma com data e local marcados, resolvi colocar online uma pesquisa de interesse no curso para ter ideia de quantas pessoas estavam interessadas, em que exatamente elas estavam interessadas (automação residencial, robótica, design de interação etc.), carga horária, dentre outros. A pesquisa foi lançada no Dev in Rio 2010, durante uma palestra que fiz sobre Arduino e apresentei o Semáforo do DojoRio. Para minha surpresa, algumas semanas depois eu já tinha centenas de respostas de todo o Brasil!

Contei com o grande apoio de minha namorada Tatiana Al-Chueyr, do Flávio Amieiro, além da empresa onde trabalhava, a Intelie, para então organizar a primeira turma, no Rio de Janeiro. Outras pessoas também foram bastante importantes no processo, dando dicas, discutindo possibilidades, orientando: Julio Neves, Henrique Bastos, Pedro Menezes, Carlos Brando e Rafael Rosa Fu, além da galera dos grupos de usuário que participo: PythOnRio, #horaextra, DojoRio e ArduInRio.

A primeira turma aconteceu em janeiro e fevereiro de 2011, foram 3 sábados (8 horas cada) de aulas com foco totalmente prático, onde os alunos aprenderam a soldar, programar e desenvolveram projetos pessoais muito legais. A turma ficou lotada e o feedback dos alunos foi muito bom - sucesso total!

Fotos da primeira turma do Curso de Arduino
Fotos da primeira turma do Curso de Arduino, no Rio de Janeiro

Obviamente identifiquei (com a ajuda dos alunos) alguns problemas e estou resolvendo para as próximas turmas, como por exemplo escassez de tomadas na sala, demora para entrega da apostila impressa e outros. O objetivo é melhorar sempre, de maneira iterativa e incremental, recebendo sempre o feedback dos alunos e realimentando o sistema.

O Aperfeiçoamento

Com a turma finalizada parti para o aperfeiçoamento do curso: contratei a ID7 Studio para desenvolver a identidade visual, imprimi cartões de visitas (ficaram bonitões!), mandei estampar várias camisas, iniciei o processo de parceria com uma empresa para terceirização do Kit Arduino que os alunos ganham no curso, desenvolvi algumas ferramentas para automação de algumas tarefas, trabalhei na otimização de custos e outras coisas - várias dessas tarefas são contínuas.

Identidade visual e cartões de visita do Curso de Arduino
Logotipo do Curso de Arduino e cartões de visita criados pela ID7 Studio

Depois de todo esse trabalho vi que seria possível fazer mais turmas do Curso de Arduino em outras cidades, além da possibilidade de vender projetos de desenvolvimento de software e hardware usando Arduino para empresas (várias me procuraram pedindo orçamentos). Foi então que tomei a difícil decisão de deixar a Intelie. A Intelie desenvolve soluções para monitoramento inteligente de datacenters - entrei lá em fevereiro de 2010, onde pude me divertir bastante com o ambiente sensacional, aprender muito sobre monitoramento de redes e deixar uma pequena contribuição no desenvolvimento de algumas ferramentas. Apesar de eu gostar bastante, minhas atividades com Arduino eram ortogonais a o que eu fazia lá e o tempo é limitado, então, baseado nos motivos abaixo, resolvi deixar a empresa para fazer meu vôo solo:

  • Investir em negócio próprio;
  • Intensificar minhas contribuições com software livre;
  • Desenvolver mais projetos utilizando o Arduino e explorar funcionalidades avançadas;
  • Liberdade em tomar decisões;
  • Estou novo, essa é a hora de investir (não tenho esposa nem filhos)! E se algo de errado, consigo me refazer financeiramente de maneira rápida;
  • Possibilidade de aumentar renda.

Os Próximos Passos

Tenho algumas turmas planejadas para várias cidades do Brasil que tiveram um número razoável de pessoas interessadas (aquelas que responderam a pesquisa de interesse). A próxima turma será em São Paulo nesse mês de maio (começa no próximo sábado) - novas turmas no Rio de Janeiro também estão por vir. A cada turma otimizarei os processos para conseguir fazer mais com menos.

Além do curso, minha nova empresa também desenvolve projetos utilizando Arduino, como citei anteriormente. Já iniciei um deles (mais detalhes em breve) e estou em negociação com outros. Os projetos e o curso não ficarão restritos a Arduino, já que tenho interesse em outras plataformas livres para desenvolvimento embarcado, como eLua - então o foco é desenvolvimento de software e hardware embarcado utilizando plataformas abertas.

Em resumo: estão vindo por aí projetos comerciais utilizando Arduino, Curso de Arduino em todas regiões do Brasil, integração do Arduino com Android, parcerias com universidades para projetos relacionados a educação e muito mais!

Bom, essa é a história do começo de meu novo negócio - mais novidades, muito software livre e vários desafios (a maioria não técnicos) estão por vir - que a força esteja comigo! :-)