sexta-feira, 15 de abril de 2011

Palestra sobre Arduino no CEDERJ de Três Rios/RJ

Amanhã (sábado, 16/04) farei uma palestra sobre o Arduino no CEDERJ de Três Rios - minha cidade natal, situada no vale do Paraíba, interior do estado do Rio de Janeiro.

Logotipo CEDERJ

Para quem não conhece, o CEDERJ - Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro - é um consórcio entre as universidades públicas do estado do Rio (UFRJ, UERJ, UNIRIO, UFF, UFRRJ e UENF) que provê cursos superiores semi-presenciais. O Consórcio possui dezenas de pólos em várias cidades do estado e oferece cursos como Física, Biologia, Química, Tecnologia em Computação e outros.

A palestra é gratuita, aberta ao público, será no auditório do pólo de Três Rios do CEDERJ que fica na Avenida Prefeito Alberto Lavinas (Beira Rio) (antigo Colégio Walter Franklin) e começará às 9h. Espero vê-los lá!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Curso de Arduino Sao Paulo maio 2011

O Curso de Arduino teve sua primeira turma no Rio de Janeiro durante os meses de janeiro e fevereiro desse ano - e foi um sucesso! A turma lotou e os alunos fizeram vários projetos interessantes ao longo do curso.

Curso de Arduino
Logotipo do Curso de Arduino

Como a procura para que eu fizesse o curso em outras cidades tem sido grande, resolvi abrir mais turmas - e a próxima será em São Paulo nos dias 7, 8, 28 e 29 de maio. O local escolhido foi o Beans! Coworking e a duração será de 32 horas (8 horas a mais, comparando com a turma do Rio).

Beans! Coworking
Logotipo Beans! Coworking

As aulas abordam desde eletrônica básica à construção de sistemas voltados para ambientes interativos, robótica e automação residencial. Além disso, obviamente, fazemos uma varredura por toda a biblioteca padrão do Arduino, ensinando os conceitos de programação envolvidos. Para quem não conhece, o Arduino é uma plataforma de hardware e software abertos que simplifica a criação e prototipagem de projetos de eletrônica. Com ele é possível controlar LEDs, motores, eletrodomésticos, comunicar-se com computadores, smartphones, carros, dentre muitas outras possibilidades! O controle é feito através de instruções programadas em uma linguagem baseada em C++.

Foto de um Arduino Duemilanove Foto de um Arduino Duemilanove

O Curso é totalmente prático: durante as aulas são feitas várias experiências, para introduzir e fixar os conceitos de eletrônica e programação. Como as aulas são práticas, os alunos precisam de vários componentes eletrônicos para fazer os experimentos e é por isso que cada aluno, ao se inscrever, ganha um Kit Arduino. O Kit Arduino foi criado por mim com o objetivo de ser o mais completo possível para quem está iniciando: ele contém um Arduino e mais dezenas de componentes como resistores, chaves, transistores, relés, LEDs, display LCD, protoboard, cabos, circuitos integrados variados, dentre muitos outros.

Kit Arduino, criado por Álvaro Justen
Kit Arduino, criado por Álvaro Justen

Se você é de São Paulo e ficou interessado, faça já sua inscrição! Se você não é de São Paulo mas gostaria de fazer o Curso de Arduino, preencha a pesquisa do curso para que eu consiga estimar quantos interessados existem por cada cidade. Para dúvidas, enviem um email para contato@cursodearduino.com.br.