quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Palestra sobre Arduino na ECMC2010

Hoje (quinta-feira, 30 de setembro) palestrarei sobre o Arduino na Escola e Conferência em Modelagem Computacional, que acontecerá no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), na UFF de Volta Redonda às 18h.

Arduino

O evento tem como um dos organizadores um velho amigo meu: o Doutor Thadeu Penna, professor do Instituto de Física da UFF (de Niterói); ele fez a gentileza de liberar a minha palestra ao público, ou seja, para assistí-la vocês não precisarão pagar inscrição! :-)

Logotipo do Instituto de Física da UFF

Acabei postando a chamada muito em cima da hora, desculpem-me - mas ainda dá tempo! E só para constar: estarei também no Dev in Rio e na PythonBrasil[6]!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Almoço PythOnRio toda terça no DayTrade

Na terça-feira passada a galera da PythOnRio (grupo de programadores Python do estado do Rio) se reuniu para o almoço PythOnRio. O que é o almoço PythOnRio? Apenas um encontro (para almoçar, claro) do pessoal que participa ativamente da comunidade Python de nosso estado para revermos os amigos e trocarmos conhecimento sobre o que vier à cabeça.

Galera da PythOnRio no almoço
Galera da PythOnRio no almoço

Tudo começou no evento Linux in Rio, quando esqueci minha carteira e o Luiz Guilherme Aldabalde pagou meu almoço. Prometi a ele que pagaria a dívida em um almoço no centro do Rio. Prometido e cumprido: marquei com ele para almoçarmos na terça passada, e ele acabou chamando mais duas pessoas que programam em Python. Inocentemente resolvi anunciar na lista PythOnRio achando que mais um ou dois poderiam ir. Para minha surpresa, vários membros confirmaram e no final tivemos a presença de 15 pessoas! Nada mal para um anúncio com 15 horas de antecedência. ;)

No almoço rolou todo o tipo de conversa: de política a Arduino, de Python a Erlang, de eventos comunitários a eventos nacionais sobre software livre (e muito mais). Como o papo foi bom, resolvemos institucionalizar: almoço PythOnRio toda terça-feira às 12h30min no restaurante DayTrade (Rua do Ouvidor, 22 - Centro, Rio de Janeiro).

Galera da PythOnRio no almoço - agora de outro ângulo
Galera da PythOnRio no almoço - agora de outro ângulo (sim, as fotos foram editadas para que o Cláudio Berrondo, nosso fotógrafo, também aparecesse)

Então na próxima terça (28/09) estaremos lá novamente! E você, vai almoçar com a gente?

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eventos e mais eventos sobre Arduino! \o/

Depois de ir a vários eventos sobre software livre no último mês (que ainda não tive a oportunidade de blogar sobre), participarei de mais 3 nessa semana - todos eles envolvendo Arduino. Vamos lá:

Semana de Eletrônica e Computação (UFRJ)

Participarei ministrando um workshop sobre o Arduino nessa quarta-feira (1 de setembro), às 13h. O evento terá outros tipos de atividades, inclusive uma palestra da Intelie (empresa onde trabalho) sobre Complex Event Processing (CEP).

A Semana de Eletrônica e Computação é um evento que tenho um carinho especial: foi quem inspirou a mim e a outros alunos da UFF a organizarmos a 1ª Semana de Telecomunicações da UFF. Veja a lista de todas as palestras da SE2010!

Arduino Hack and Beer (com maddog!)

Quinta-feira é dia de hackear com o Arduino, beber uma cerveja e conversar com o Jon "maddog" Hall em Niterói, na UFF. Isso mesmo: presença internacional do mundo do software livre, Arduino e cerveja juntos! \o/

maddog: hack and beer!

Dividiremos os participantes em 4 grupos e faremos projetos pequenos (porém funcionais); todo o código criado será disponibilizado usando licenças de software livre.

Infelizmente, por conta de infra-estrutura e gerenciamento das equipes, temos vagas limitadas (em torno de 20) - e elas estão bastante disputadas! Então, se você quer participar, envie agora um e-mail para mim confirmando sua presença (para alvarojusten [arroba] gmail [ponto] com). É cobrada uma taxa de R$15,00 de cada participante (pagar ao chegar no evento), a fim de cobrir as despesas.

Arduino e Coding Dojo no Linux in Rio

Sexta-feira é a vez da baixada fluminense: palestrarei sobre Arduino e Coding Dojo no evento Linux in Rio, que será realizado no Hotel Mont Blanc, em Duque de Caxias.

O Linux in Rio contará com a presença internacional do Jon "maddog" Hall, além de outros nomes importantes na área (inclusive do mundo Python!). Veja a lista completa de palestras do Linux in Rio.

Depois dessa semana ficarei mais tranquilo com relação aos eventos e pretendo postar mais aqui sobre o que rolou em todos (desde o FISL). :-)

Você vai em algum desses eventos? Qual? Te espero lá!