quarta-feira, 31 de março de 2010

Arduino Hack n' Beer Day RELOADED

Nessa quinta-feira teríamos Coding Dojo em Niterói, na UFF. Por conta do ponto facultativo não será possível utilizar a infra-estrutura da universidade. Então resolvi marcar mais um Arduino Hack Day! :-D

A ideia desse Arduino Hack n' Beer Day (RELOADED) é continuar o projeto que começamos no Arduino Hack n' Beer (sun)Day (que foi sensacional!). Iremos comer carne, beber cerveja e programar um pouco.

O encontro começará às 19h de amanhã (quinta-feira, 1 de abril de 2010) e acontecerá em minha casa (para quem não sabe como chegar, darei mais detalhes via email quando confirmar participação - leia abaixo).

Para quem veio domingo, basta confirmar presença via email, já que a galera de domingo comprou carne e sobrou - então usaremos amanhã.
Para quem não veio, é necessário:

  • Confirmar presença enviando email diretamente pra mim (alvaro arroba justen ponto eng ponto br). As vagas são limitadas!
  • Entender o que fizemos no Arduino Hack n' Beer (sun)Day (ver vídeo, fotos e entender o código);
  • Trazer cerveja.

Até lá! :-)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Arduino Hack n' Beer (sun)Day foi sensacional!

Ontem tivemos o segundo Arduino Hack Day ou, mais precisamente, o Arduino Hack n' Beer (sun)Day - a variação no nome é por conta da cerveja e por ter sido em um domingo. ;-)

Arduino Duemilanove
Arduino Duemilanove

Estiveram presentes:

  1. Álvaro Justen - Turicas (eu)
  2. Pedro Menezes
  3. Oscar Bacelar
  4. Flávio Amieiro
  5. Mariana Bedran
  6. Bernardo Botelho
  7. Henrique Bastos

O objetivo do encontro, assim como do primeiro, é difundir e aprendermos mais sobre o Arduino. No primeiro Arduino Hack Day fizemos uma espécie de piano; nesse dei a ideia de reproduzirmos o sistema de aviso de senha que encontramos em restaurantes: basicamente, esse tipo de sistema necessita de um teclado para que o atendente entre com a senha, um visor para que a senha seja exibida e algum tipo de caixa de som para disparar um aviso sonoro quando uma senha for colocada; esse tipo de sistema é utilizado em várias redes de fastfood para avisar aos clientes quando o pedido fica pronto.

Antes de metermos a mão na massa fizemos um churrasco e teve cerveja. :-)

Churrasco no Arduino Hack n' Beer (sun)Day
Churrasco no Arduino Hack n' Beer (sun)Day

Depois de abastecidos seguimos as seguintes etapas:
  • Planejamento
    Comecei apresentando os componentes eletrônicos que tínhamos disponíveis:

    Então fizemos um brainstorm para listar todas ideias que os participantes tinham para esse projeto. Essas ideias passaram por um filtro para eliminar as impossíveis de serem implementadas (por falta de hardware, falta de tempo etc.); para finalizar o planejamento dividimos as tarefas em categorias, repassamos todas tarefas para verificar se nenhuma faltava e, dentro de cada categoria, priorizamos as tarefas mais importantes.

    Álvaro Justen escrevendo os post-its com as tarefas
    Álvaro Justen escrevendo os post-its com as tarefas

  • Execução
    Tendo as tarefas bem definidas, começamos então a executar o projeto. Tínhamos dois Arduinos disponíveis (meu e do Flávio Amieiro), então nos dividmos em duas equipes para paralelizarmos o processo e maximizar o aprendizado individual. Uma das equipes ficou focada em mostrar a senha no display e outra na entrada de dados (botão) e na parte sonora.

    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto

  • Integração Para finalizar o projeto, as duas equipes se uniram para integrar tanto o software quanto o hardware que criaram.

    Álvaro Justen unificando os componentes eletrônicos
    Álvaro Justen unificando os componentes eletrônicos

  • Final

    Para finalizar, fizemos um vídeo explicando o projeto e demonstrando o sistema criado; tem até making-of no final!

    Infelizmente não temos um esquema elétrico/eletrônico do circuito disponível, mas disponibilizamos o código-fonte no BitBucket - é software livre: baixe, aprenda, aprimore e envie de volta pra gente!

    hg clone https://turicas@bitbucket.org/turicas/arduino_hack_day/

E não pensem que paramos por aí. Depois dessa bagunça divertida, fomos pra casa do Bernardo Botelho estudar Python! Veja mais detalhes sobre o que rolou no grupo de estudos sobre Python do DojoRio.

Gostaria de agradecer a presença de todos, a ideia do Flávio Amieiro de nos encontrarmos ontem e ao Pedro Menezes pelas fotos e pelo vídeo!

Se você não foi e ficou com vontade, não deixe de ir no próximo! Acompanhe meu blog (siga-o via RSS) para mais novidades - como sobrou carne, teremos um outro encontro logo logo. ;-) Aproveite também para ver todas as fotos no Flickr do Pedro Menezes.

sábado, 27 de março de 2010

Arduino Hack n' Beer (sun)Day

No pós-dojo dessa quinta Flávio Amieiro e eu marcamos de brincar um pouco com nossos Arduinos nesse domingo (amanhã) - o do Flávio chegou há pouco tempo e ele quer fazer algo legal :-)

Marcamos aqui em casa. O espaço é limitado e o número de pessoas também. Veja no final do email como conseguir a sua! Caso alguém não consiga vir amanhã, não se preocupe: a ideia é sempre fazer esse tipo de evento - já estou começando a me organizar pra em abril ou maio fazer algo maior sobre Arduino na UFF, reunindo professores e tal, aí tem como levar a galera toda.

Infra-estrutura que tenho pra brincarmos:

  • Velox 1Mb/s
  • Roteador Wi-Fi
  • Arduino
  • Multímetro (não tá 100%, seria legal se alguém trouxesse um)
  • Muitos componentes (resistores, capacitores, infinitos LEDs de todas s cores possíveis, LCD 16x2, diodos, transistores, buzzers, caixinhas de som, placas-mãe e outras de computador velhas (leia-se que podem ser depenadas) e e outras coisas que eu devo estar esquecendo) - traga o que achar útil
  • N64 com 007, Mario Kart e 4 controles
  • Churrasqueira elétrica
  • Geladeira (com ímãs com telefones de muitas pizzarias)
  • Desktop com monitor de 22"
  • Netbook
  • Post-its
  • Janelas de vidro liso + caneta p/ escrever em quadro branco
  • Ventilador (que não dá muita conta =/)
  • Muita bagunça

O legal seria executarmos um projeto que tivesse certa utilidade pra aprender com ele; tive a ideia de reproduzir um sistema que vejo em várias lojas (Habibs, Parmê, Giraffas etc.): você ganha uma senha e quando sua refeição fica pronta alguém vai lá, digita um número em um teclado numérico, então toca um sinal e aparece o número num visor. A ideia seria reproduzir esse sistema com:

  • Teclado PS/2 para entrada de dados (conversa bem com o Arduino)
  • Buzzer/caixa de som para o sinal sonoro
  • Arduino para se comunicar com os dois caras acima e fazer a "inteligência" do sistema
Tenho todos esses componentes aqui.

Podemos comprar umas cervejas e/ou carne - rola um churrasquinho maneiro.

Se tiver churrasco, podemos começar no horário do almoço (~13h), senão, começamos um pouquinho mais tarde (14-15h).

Pra quem não sabe, moro bem perto do campus de Engenharia da UFF, em Niterói. O campus é esse aqui: http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=Rua+Passo+da+P%C3%A1tria,+156&sll=-22.903539,-43.209587&sspn=0.891835,1.428223&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Passo+da+P%C3%A1tria,+156+-+Boa+Viagem,+Niter%C3%B3i+-+Rio+de+Janeiro,+24210-240,+Brazil&t=h&z=17
Passarei os detalhes para os que confirmarem.

***ATENÇÃO*** Confirmem presença enviando email diretamente pra mim (alvaro arroba justen ponto eng ponto br).

terça-feira, 23 de março de 2010

Contribua com o Arduino 1.0

Você pode contribuir com a próxima versão do Arduino, participando do projeto Arduino Uno Punto Zero (1.0)!

Arduino Duemilanove (2009) - versão mais recente do projeto
Arduino Duemilanove (2009) - versão mais recente do projeto

Atualmente existem duas formas de contribuição direta:

  1. Responder à pesquisa Arduino Uno Punto Zero para que seus desenvolvedores saibam o que você acha das funcionalidades atuais e em que o projeto poderia melhorar (tanto em hardware quanto em software);
  2. Participar do Fórum Uno Punto Zero, criando ou respondendo tópicos com mais detalhes com relação às funcionalidades do projeto.

Eu já dei a minha contribuição, e você? Participe!