segunda-feira, 8 de maio de 2006

Instalando o plugin Java no Mozilla Firefox

Como sofri um pouco para instalar o plugin Java em meu Firefox no Xubuntu e alguns amigos me perguntaram sobre como instá-lo no Ubuntu Dapper Drake, resolvi publicar uma dica sobre o assunto. A dica também funciona para o Kubuntu.

O pacote a ser instalado é o sun-j2re1.5, que NÃO existe nos repositórios do Ubuntu, então temos que adicionar um outro repositório que contenha o pacote no arquivo /etc/apt/sources.list e então instalá-lo via apt-get.

Abaixo está a seqüência de comandos que deve ser executada no terminal:

gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv-keys 1135D466
gpg --export --armor 1135D466 | sudo apt-key add -
sudo echo "deb http://mirror.ubuntulinux.nl/ breezy-seveas all" >> /etc/apt/sources.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install sun-j2re1.5


Feito isso, basta reiniciar o Mozilla Firefox (fechar TODAS janelas - inclusive popups - e abrí-lo novamente) para que o plugin Java comece a funcionar.

Explicação dos comandos:

Linhas 1 e 2: fazem com que seu sistema "identifique e conheça" as chaves GPG do novo repositório (mirror.ubuntulinux.nl).
Linha 3: adiciona o repositório ao arquivo de repositórios do apt.
Linha 4: atualiza a lista de pacotes.
Linha 5: instala o pacote sun-j2re1.5.

Observações:
1- O pacote sun-j2re1.5 NÃO É SOFTWARE LIVRE! Ele é apenas um freeware, oferecido pela Sun. Não cheguei a fazer testes com as JVMs livres que existem; caso alguém saiba mais sobre o assunto, gostaria de ser notificado.
2- Apesar de o repositório ser "breezy-seveas", o pacote desse repositório funciona perfeitamente na versão Dapper Drake do Ubuntu; não existe um "dapper-seveas" no mirror.ubuntulinux.nl. ;-)
3- O repositório mirror.ubuntulinux.nl conta também com outros tipos de pacotes, como drivers ATI, freenx, breezy-backports, meta-pacotes multimídia (criados pelo próprio mantenedor do repositório), dentre outros.